Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A zona baixa da cidade de Seia e arredores imediatamente a Oeste registam a temperatura mais elevada num raio de 100km em redor da mesma.
Só no litoral a norte do Porto começam a haver temperaturas semelhantes
Ver anexo 16624
Um verdadeiro disparate de temperatura...como é possivel na Serra da Estrela, em Novembro temperaturas destas, as 7.30 da manha?
Já estive muitas vezes na Serra mas nunca me lembro de temperaturas tao altas aqui neste mês..e pensar que há uma semana atrás nevou!!
Continua o vento medonho e os mesmos 18 graus com 49%HR...

Sim, claro, nao o vou fazer agora, pq ainda aqui estou mas amanha qd regressar a Lisboa trato do assunto...
E se estiverem interssados em fotos do Pirenéus , da natureza em Outubro, das cores magníficas daquele pedaço da nossa Europa , tb posso partilhar, estive lá há 3 semanas atrás...
Posso adicionar depois alguma no teu tópico? Estive lá há 2 semanas.

Bonitas fotos! Gosto especialmente da vista de Manteigas e dos musgos e nevoeiros.
Pois, essa entrada nas Faias é um colo entre a crista do São Lourenço e a crista para as Penhas Douradas, e as encostas foram devastadas no grande incêndio de 2022. Ficou ainda mais desabrigado.
Nessa vista de Manteigas nota-se que ainda há muitas manchas de cores de Outono, mas as Faias foram as primeiras a perder a folhagem.
Obrigado pela explicacao da orografia do local, gosto sempre de entender essas coisas relativamente aos locais que vou visitando.
Sim, ve-se area queimadas, nao só nesta zona como por exemplo em Valhelhas, que é do outro lado da serra...
Sim, ainda há varias areas com tons de Outono, especialmente em zonas mais fechadas à beira da estrada, mas de facto nesta altura do ano, o espectaculo das Faias com folhas, já nao existe..
Ouvi dizer (e agora um bocado off topic) que tiver sido um Verao muito seco, só existe folhagem ou existe mais folhagem no inicio de Novembro, mas se tiver chovido, atrasa a folhagem em pleno para as ultimas duas semanas de Novembro...
Vale o que vale, mas fica a dica...
Quanto a este ano se forem agora, já pouco ou nada vem, nao tem nada a ver com a tua foto, tudo verdinho.
E assim está o tempo agora e a cor do Outono mesmo aqui junto a janela do restaurante...

Anexos

• 20241124_085439.webp
    20241124_085439.webp
    264.8 KB · Visto: 15
  • 20241124_085619.webp
    20241124_085619.webp
    317.3 KB · Visto: 14
Última edição:
Um verdadeiro disparate de temperatura...como é possivel na Serra da Estrela, em Novembro temperaturas destas, as 7.30 da manha?
Já estive muitas vezes na Serra mas nunca me lembro de temperaturas tao altas aqui neste mês..e pensar que há uma semana atrás nevou!!
Continua o vento medonho e os mesmos 18 graus com 49%HR...
Efeitos locais, não é para ficar demasiado surpreendido... um fluxo destes de sueste, muito intenso, por si só já transporta uma massa de ar mais quente, a somar efeitos de fohen/ ventos catabáticos nas vertentes opostas à direção do vento, como é o caso da vertente oeste da Estrela neste caso, não é de estranhar temperaturas "fora da caixa". O ar ao descer a vertente vai naturalmente aquecer por compressão e secar devido a esse aumento de temperatura.

Última edição:
Efeitos locais, não é para ficar demasiado surpreendido... um fluxo destes de sueste, muito intenso, por si só já transporta uma massa de ar mais quente, a somar efeitos de fohen/ ventos catabáticos nas vertentes opostas à direção do vento, como é o caso da vertente oeste da Estrela neste caso, não é de estranhar temperaturas "fora da caixa". O ar ao descer a vertente vai naturalmente aquecer por compressão e secar devido a esse aumento de temperatura.
Bom dia,
O que me parece poder ser menos comum neste Outono é a continuidade dos fluxos de leste/sueste, que se têm sucedido nestes últimos dois meses em oposição aos habituais fluxos predominantes virados a oeste. É pelo menos a minha percepção face a anos anteriores.

De resto, ontem à noite fiz a N338 desde Manteigas até aqui a Loriga e o contraste entre os dois lados da serra vai de encontro ao que já referiram. Em Manteigas, 11 °C e céu nublado, com vento fraco. Entre os Piornos e a Torre, onde estavam 4.5 °C, um nevoeiro extremamente denso que mal dava para ver a estrada à frente. Mal passei a zona das Salgadeiras, no cimo do vale glaciário de Loriga, o nevoeiro desvaneceu-se, o céu ficou completamente limpo e levantou-se um vendaval que até fazia abanar o carro, vento que se manteve até aqui (embora decrescendo de intensidade) onde à mesma altitude de Manteigas estavam 15 °C.

O vento moderado por cá se mantém hoje, mas começa a ficar algo escuro para sudoeste. Temperatura "estacionada" nos 16 °C.

Última edição:
Bom dia,
O que me parece poder ser menos comum neste Outono é a continuidade dos fluxos de leste/sueste, que se têm sucedido nestes últimos dois meses em oposição aos habituais fluxos predominantes virados a oeste. É pelo menos a minha percepção face a anos anteriores.

De resto, ontem à noite fiz a N338 desde Manteigas até aqui a Loriga e o contraste entre os dois lados da serra vai de encontro ao que já referiram. Em Manteigas, 11 °C e céu nublado, com vento fraco. Entre os Piornos e a Torre, onde estavam 4.5 °C, um nevoeiro extremamente denso que mal dava para ver a estrada à frente. Mal passei a zona das Salgadeiras, no cimo do vale glaciário de Loriga, o nevoeiro desvaneceu-se, o céu ficou completamente limpo e levantou-se um vendaval que até fazia abanar o carro, vento que se manteve até aqui (embora decrescendo de intensidade) onde à mesma altitude de Manteigas estavam 15 °C.

O vento moderado por cá se mantém hoje, mas começa a ficar algo escuro para sudoeste. Temperatura "estacionada" nos 16 °C.
Acho que ontem quando fiz estrada do covao da ametade para o sabugueiro, seriam umas 17.30, um dos carros que viria a minha frente ou atrás seria o vosso...
Pq foi isso exactamente o que me aconteceu, tudo calmo no Covao da Ametade, dps um nevoeiro cerrado, e dps limpa tudo e uma ventania medonha no Sabugueiro e em Seia...

E assim continuamos aqui por Seia, com uma ventania tao forte que as vezes é complicado andar na rua, e sem chuva...
Nem quero imaginar na Torre como estará!
Cairam meia duzia de pingos há 2 horas atras, mas apenas e só 3 ou 4 pingos...
Temperatura estacionada nos 18 graus com 56 %HR...

Anexos

• 20241124_140859.webp
    20241124_140859.webp
    301.2 KB · Visto: 15
Última edição:
aqui também nada de chuva,só vento.

Summary
November 24, 2024

HighLowAverage
Temperature20.1 °C15.4 °C17.5 °C
Dew Point15.1 °C12.4 °C13.6 °C
Humidity89 %66 %78 %