Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2014

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Tudo igual, alguns cumulus congestus, 25.7ºC e algumas abertas. Mais de resto não se vislumbra nada de especial no radar e ainda por cima o GFS cortou CAPE e até precipitação em algumas zonas do interior norte centro.

Tudo na mesma como a lesma e penso que não vai mudar, eventualmente se alguma precipitação chegar a terra da parte da noite já vai ser uma sorte. Digo isto porque ainda andam umas células no mar, mas muito estáticas.

As cumulus congestus enfraqueceram por cá:(

Boas :)...finalmente uma rega ao fim de 49 dias secura total :w00t:,foi de noite e bem audível :p...só que o meu penico falhou na contagem,e falhou o dono...mas mais o dono :lmao:,não se deu trabalho de fazer a manutenção a 100%,chegou lá,a soprou meia dúzia de teias de aranha que havia no exterior e pensou que ficou tudo ok...e não se deu ao trabalho de tirar 2 parafusos,resultado :(,só contou o primeiro 1.0mm,agora sim,fui obrigado abrir aquilo,realmente havia por lá uma teias agarrado às pás :eek:,contar conta ;),vamos esperar pela próxima vazada.

Ainda choveu pelo meio da manhã...depois virou a sol e nuvens,o sol ainda é quente,com 26.7ºC e pouco vento.

• Gosto
Reactions: StormRic
Deixo aqui as duas formações nebulosas mais complexas ainda visíveis:

mA4RShY.jpg

kN5ROl1.jpg

boas

há trovoada para os lados de Arganil, deve trovejar bem para aqueles lados. Houve-se nitidamente o ronco dessa célula. mas não parece venha para a nossa zona. vai virada a Oliveira do hospital depois Seia.
a ver vamos.

Por aqui parece estar a ocorrer uma reativação da instabilidade, o céu está a ficar mais escuro em especial para sudeste. Entretanto estão a crescer de novo nuvens do tipo cumulus-congestus como as seguintes:

R2MA8wd.jpg

Psn2Yk2.jpg

YGMcXvd.jpg

Por Lamego foi uma tarde de muitas abertas, apenas um aguaceiro fraco a meio da tarde, só deu para molhar chão e carros.
Trovoada zero!
Sinceramente foi uma desilusão para mim este evento, o nosso IPMA previa chuva forte e trovoada e para muitos lados de Portugal Continental isso não aconteceu...
Apenas salvou-se a chuva de madrugada e manhã cedo que me deu 11 mm no meu pluviometro
temperatura atual de 21ºC
vento de NW
64% de HR

• Gosto
Reactions: StormRic
Por aqui parece estar a ocorrer uma reativação da instabilidade, o céu está a ficar mais escuro em especial para sudeste. Entretanto estão a crescer de novo nuvens do tipo cumulus-congestus como as seguintes:

Parece que irão trazer trovoada para essa zona, prepara a máquina fotográfica:D

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
tal como tinha dito, esta a passar tudo pela zona da Serra da Estrela. o radar mostra a reflectividade do topo das mesmas na nossa zona. :sad:

mais daqui a bocado coloco algumas fotos que tirei.

actualmente está sol a Oeste e a este uma escuridão que mete respeito a Este, não há vento e sigo com 25.3ºC

Poderemos ter trovoada de facto mas é preciso que a célula engorde mais para Oeste. Ouvem-se roncos.

A célula está literalmente a passar ao lado e está a depositar ar descendente aqui na zona ao ponto de se estarem a formar Mammatus:

daksPZI.jpg

GBrkqYt.jpg

xc7KBRN.jpg