Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2015

Aqui ainda nada...

Está a chegar a trovoada

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
Não sei não, esta célula nem chuva decente está a trazer. Teve para aí uns 2min a chover forte e passou a chover normalmente. E trovoada parece que é só no litoral:(...

Esta noite... neve ou granizo para a Torre (serra da Estrela) ? :rolleyes: estará vento .... Qual vai ser a sensação em termos de temperatura, tendo em conta a velocidade do vento?

O IPMA prevê 2ºC durante a noite que será a mais fria, ainda com possibilidade de precipitação, dos próximos dias. Se cair algum floco terá que ser mesmo esta noite, mas parece-me difícil, as condições são marginais.

imbXy8X.jpg

Não sei não, esta célula nem chuva decente está a trazer. Teve para aí uns 2min a chover forte e passou a chover normalmente. E trovoada parece que é só no litoral:(...

Fazia parte de um aglomerado de células que passou em Aveiro, onde deixou uma DEA, mas progride rapidamente para Leste e perdeu força, está sobre a serra da Estrela nesta altura. Há uma nova célula a chegar a Aveiro mas é pequena. Parece-me que vai ser uma noite calma por aí.

Nestes dois dias o acumulado na minha estação foi de cerca de 110mm. Levo um total do ano de 445mm. 1/4 deste total corresponde a dois dias. Só por aí já foi algo de surpreendente e excepcional.

Deixo aqui o resumo destes 2 dias de evento em 2 tabelas, relativamente à precipitação acumulada com a atribuição dos avisos corretos.
9Brrkp5.png

mKazQs7.png

Ps: De referir que a estação não registou tudo creio eu, já que só tem resolução de 0.5mm. Por exemplo no período das 15h às 21h, embora nada a estação tenha acusado, houve alguns aguaceiros moderados mas curtos.

Dados da estação: http://www.wunderground.com/weather-forecast/PO/Tondela.html?MR=1

Última edição:
Os aguaceiros que surgiram ao longo do dia de ontem foram pós-frontal do evento. E os de hoje também são?
Por aqui céu muito nublado e 11.8ºC.

• Gosto
Reactions: StormRic
Aguaceiros moderados, vento fraco e 11.9ºC.

• Gosto
Reactions: StormRic