Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2022

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Vista da Torre para sudeste:

cam_30.webp
 

Mais uma estação que confirma a precipitação intensa para aqueles lados...
 
Por aqui, dia incomodativamente quente. Acordei logo com calor às 7h da manhã e cheguei a medir a temperatura porque me sentia tão quente que julguei poder ter febre. Não tinha, claro. Depois percebi que não era só eu. Miúdos, colega, amiga tudo a queixar-se do calor. A meio da tarde encobriu e parecia ameaçador/prometedor mas, que desse conta, não aconteceu nada.
 
25.5ºC
Por aqui apenas uns pingos e calor abafado, máxima mais quente do mês com 32.3ºC.

21.1mm
em Oliveira do Conde, Carregal do Sal, a chuva/trovoada foi tão forte que a estação foi abaixo, provavelmente ainda terá chovido mais.
 
Boa noite a todos! Hoje aqui por Vila Real o dia foi quentinho, a minha estação chegou aos 32ºC, a única situação de maior instabilidade foi uma trovoada que se desenvolveu ali na zona do Marão que originou uns 10 mm de precipitação (vejam aqui os dados da estação instalada no alto da serra: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISANTA383/graph/2022-09-20/2022-09-20/daily). No mapa, podem encontrar a minha estação nas proximidades da cidade.
E como é que tem sido este mês de setembro aqui na minha zona? Para começar, vamos já com 71,2 mm de precipitação acumulada desde o início do mês, bem melhor do que os 2,2 mm de agosto. A temperatura máxima foi atingida hoje mesmo (32,4ºC). E como foi a passagem da Danielle? Chuvosa mas calma. A maior parte da chuva ocorreu nas madrugadas dos dias 13 (ocorreu inclusive alguma trovoada por volta das 3h30 da manhã, até a minha estação apanhou por volta das 3h40 cerca de 0,08 W/m2 de radiação solar, ou seja, a luz de um raio/clarão) e 14 (não trovejou mas a chuva caiu e bem, praticamente sem parar, entre as 0h30 e as 5h30). Ou seja, já foi uma boa rega.
 
Boas,

Na madrugada de segunda-feira assisti a uma belíssima trovoada em Miranda do Douro. Já há muito que não via tantos raios! :w00t:
Foram várias horas de festival elétrico. Infelizmente não tinha levado o tripé, pelo que nem sequer me atrevi a tentar fotografar alguma coisa. Limitei-me, portanto, a observar o espetáculo :cool:

A meio da manhã, em passeio pelo centro histórico, ainda consegui apanhar uns bonitos mammatus:

TIMI5AU.jpg


No regresso ao Porto já durante a tarde, viemos sempre acompanhados por brutais nuvens de trovoada. Uma delas chegou mesmo a "apanhar-nos". Deu para lavar um bocadinho o carro :D