Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2023

Porquê? É granizo. É habitual principalmente nos meses de transição e verão. Por vezes acontece cair em quantidades absurdas.
Mas tenho visto páginas amadoras a aproveitarem-se desta confusão granizo vs neve para atrair público...
Quando encontrares uma foto ou vídeo da Torre coberta assim de granizo no início de Setembro mostra aqui, por favor.

Quando encontrares uma foto ou vídeo da Torre coberta assim de granizo no início de Setembro mostra aqui, por favor.
É mesmo preciso enumerar todas as vezes que já caiu granizo de forma absurda nos últimos anos pelo país?
E o que tem ser início de Setembro? Quantas vezes já não aconteceu uma queda violenta destas em pleno verão?

Não estou a perceber é a tentativa de relacionar estas fortes acumulações de granizo com o frio/inverno, quando nós todos aqui sabemos perfeitamente que não é bem assim.

É mesmo preciso enumerar todas as vezes que já caiu granizo de forma absurda nos últimos anos pelo país?
E o que tem ser início de Setembro? Quantas vezes já não aconteceu uma queda violenta destas em pleno verão?

Não estou a perceber é a tentativa de relacionar estas fortes acumulações de granizo com o frio/inverno, quando nós todos aqui sabemos perfeitamente que não é bem assim.
Torre, topo da Serra da Estrela, > 1900m, não é comum esta quantidade. Não me referi a mais sítio algum. Não relacionei com frio/inverno, apenas citei esta época precisa do início de Setembro.

Acumulados nas EMA da RINC até às 23h50 (22:50 utc).

32,9 mm Aldeia do Souto
14,1 mm Bragança
5,1 mm Chaves / Aeródromo
25,0 mm Covilhã
14,5 mm Mêda
7,4 mm Nelas
19,1 mm Proença-a-Nova
10,7 mm Sabugal
22,6 mm Seia / Aeródromo
38,9 mm Seia / Sra. Espinheiro

4,2 mm Trancoso
3,0 mm Vila Real Cidade

Summary
September 3, 2023

HighLowAverage
Temperature20.5 °C17.0 °C19.1 °C
Dew Point17.3 °C15.5 °C16.5 °C
Humidity95 %77 %86 %
Precipitation0.00 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed8.7 km/h0.0 km/h1.4 km/h
Wind Gust14.8 km/h--2.2 km/h
Wind Direction -- -- NNE
Pressure1,009.21 hPa1,007.42 hPa --

Foi um episódio bastante intenso pela quantidade de gelo acumulado, independentemente da época do ano. Pelos vídeos e fotos parece ser saraiva. As saraivadas são típicas de meses com algum calor. Nos meses mais frios, em áreas de maior altitude, quando há convecção, o mais natural são aguaceiros de graupel.