Manmarlopes
Cumulonimbus
Bom dia, por aqui já vai pingando fraco que os beirados ainda não pingam, 22°C
Normalmente as quantidades absurdas de granizo que vemos resultam de acumulação por arrastamento. Ou seja, junto a muros ou paredes, em locais baixos, onde a água arrasta e acumula enormes quantidades de granizo.Porquê? É granizo. É habitual principalmente nos meses de transição e verão. Por vezes acontece cair em quantidades absurdas.
Mas tenho visto páginas amadoras a aproveitarem-se desta confusão granizo vs neve para atrair público...
Granizo é extremamente comum. Cobrir um planalto como se fosse um nevão, não.
Sim, claro. Mas o meu foco nunca foi a frequência ou não de fenómenos como este, mas sim a tendência de o pessoal com menos conhecimento associá-los ao frio e ao inverno. Tendo ocorrido na Torre, a confusão acentua ainda mais. Depois temos algumas páginas amadoras no facebook que metem mais lenha na fogueira. Já ouvi ontem comentários como: "ah nevou na serra da estrela em Setembro! Onde está o aquecimento global?"Normalmente as quantidades absurdas de granizo que vemos resultam de acumulação por arrastamento. Ou seja, junto a muros ou paredes, em locais baixos, onde a água arrasta e acumula enormes quantidades de granizo.
Aquilo que aconteceu na Torre não foi isso. Tratou-se de uma altura muito significativa de granizo que não resultou de qualquer escorrência.
Numa qualquer povoação com uma rua inclinada, deitaria muros e paredes abaixo.
Aliás, estas imagens falam por si:
Granizo é extremamente comum. Cobrir um planalto como se fosse um nevão, não.
Mas nesse caso o problema já não está nas páginas, sejam elas de meteorologia amadora ou de fotografia, mas sim nas pessoas que não se dão ao trabalhar de ler o que está na publicação ou então apenas têm vontade de ser ignorantes.Sim, claro. Mas o meu foco nunca foi a frequência ou não de fenómenos como este, mas sim a tendência de o pessoal com menos conhecimento associá-los ao frio e ao inverno. Tendo ocorrido na Torre, a confusão acentua ainda mais. Depois temos algumas páginas amadoras no facebook que metem mais lenha na fogueira. Já ouvi ontem comentários como: "ah nevou na serra da estrela em Setembro! Onde está o aquecimento global?"
Por acaso ouvi ontem na TV, um responsável hoteleiro a dizer que este granizo na torre é um bom prenúncio do inverno que aí vem.Sim, claro. Mas o meu foco nunca foi a frequência ou não de fenómenos como este, mas sim a tendência de o pessoal com menos conhecimento associá-los ao frio e ao inverno. Tendo ocorrido na Torre, a confusão acentua ainda mais. Depois temos algumas páginas amadoras no facebook que metem mais lenha na fogueira. Já ouvi ontem comentários como: "ah nevou na serra da estrela em Setembro! Onde está o aquecimento global?"