Chuva e vento intensos no Norte e Centro do país ditam alerta amarelo
O Norte e o Centro de Portugal continental estarão em alerta amarelo até ao meio-dia de terça-feira devido à previsão de chuva e vento fortes, anunciou a Protecção Civil.
O alerta Amarelo, o segundo de uma escala de quatro, que significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica, é válido para os distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.
"Esta situação de instabilidade será mais grave, em termos de quantidade de precipitação, durante a madrugada de terça-feira, devendo o período de maior intensidade registar-se entre as 06:00 e as 12:00", explica, em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto. Naquele período, e de acordo com a mesma fonte, o vento será de sul, forte (até 60 quilómetros horários), com rajadas até 80 quilómetros horários nas terras altas, em especial na Serra da Estrela. Referindo-se aos rios, o CDOS refere que as bacias hidrográficas que suscitam maiores preocupações são as das ribeiras do Oeste, Tejo, Águeda e Vouga.
O mau tempo deverá atenuar-se a partir de quarta-feira.
LUSA