Lá por casa, a manhã foi calma com céu muito nublado, alguns Stratus fractus a deslizar sob alguns pontos mais altos, mas sem precipitação.
Desde o início da tarde, pelo local de serviço, a nebulosidade apresentou um outro tipo de compactação que denunciava alguma actividade electrica a qual se veio a revelar por alguns momentos.
Numa 1ª fase a precipitação surgiu sob a forma de aguaceiros de moderada intensidade acompanhados de algumas trovoadas, depois apenas precipitação contínua.
Desde há pouco tudo bem mais calmo; não chove e o vento desloca-se fraco a moderado de SE.
Aqui está o meu modesto contributo para um fenómeno que tive o privilégio de ver nascer. Quem se lembrou de dotar os telemóveis com objectivas grande-angulares...... Nunca tinha assistido a nenhum. Mas nunca é tarde.
Quando vi o contorno da base da nuvem a começar a 'rendilhar', desconfiei de algo. E estava certo: passado pouco tempo e num ápice um ponto mais baixo uniu-se à água do rio e formou-se um ainda consideravelmente gordo funil. Aí tinha um fenómeno dos mais temidos mesmo à minha frente. Não tive medo; fiquei fascinado. Potencialmente até poderia correr perigo se viesse na minha direcção. Mas nem pensei nisso. Só pensei que me faltava uma câmara de filmar ou uma máquina fotográfica razoável. Bem, aqui vai a fraca imagem do início do fenómeno (maldita grande-angular):
estive em Lisboa entre as 11h e as 15h e por pouco não presenciei esse fenómeno e seria algo que ficaria para a memoria certamente. "Apenas" registei uma forte chuvada por volta das 14:30 e aqui no Cartaxo outra forte "carga d'agua" por volta das 19:30.
Fantásticos registos!
Tanto vídeo como fotos, então as fotos tiradas em Sta.Apolónia estão absolutamente fantásticas e "estranhas" ao mesmo tempo por ver tão perto num sítio tão familiar algo assim!
Depois do HotSpot me referir o tornado saí da Faculdade, estava no Campo Grande, e ainda vi perfeitamente toda a célula em rotação e ainda com vestígios de funnel cloud, já deveria estar uns poucos km's a N/NE da cidade.
Tentei também captar, mas pouco ou nada se vê de jeito, nada comparável a quando tocava realmente a superfície!
Mas ainda assim muito bonito de se ver toda aquela base imponente em completa rotação!
boas
depois de um dia de aguaceiros, por vezes fortes de acompanhados de trovoada e vento moderado, o inicio da noite segue com tempo mais calmo, neste momento não chove e o vento esta fraco de ESE, o céu apresenta-se muito nubado e a temperatura é de 16.3º
até agora são estes os extremos do dia: 12.9/20.3º