Boa tarde.
Dia sem grande história e nível de seguimento meteorológico, com sol e algum vento e alguns cúmulos fraquinhos.... ainda assim deu para fotografar um curioso nascer do sol aqui da varanda
Sabes o que são esses fumos? Esses fumos são "queimas" controladas que o Alfeite faz para queimar os resíduos de borracha. Forma uma espécie de fumo bem negro, diferente dos habituais fumos de incêndio florestal.
Mais um dia com pouco interesse. Céu limpo, tempo ameno, embora amenizado na minha zona devido à proximidade do mar. No entanto, até esteve calor quando o vento parava.
Foi também um dia para dar uma volta pela zona, depois de quase duas semanas no quarto/cozinha.
De salientar que, depois quase 20 mm na passada quarta, nota-se um novo crescimento das ervas. Sinal de vida!
Também já corre água na ribeira. Desde dezembro que isso não acontecia.
Algumas flores também despontaram de súbito, sinal que já há alguma humidade nos solos.
200 metros para sul, o bairro muda. Entramos na Aroeira, um bairro de génese ilegal, como muitos no município, mas que foi urbanizado "à pressa". Ainda existem imensos sinais dessa falta de planeamento, desde as estradas inclinadas/caixotes do lixo no meio da rua...
...até aos passeios inclinados e mal feitos.
Nestes tempos de COVID, posso dizer que fiz uma espécie de "transgressão", mas claramente não me encontrei com ninguém ao pé, logo não houve problema. A suposta transgressão é que atravessei a fronteira entre o concelho de Almada e o do Seixal (que fica a 500 metros de casa). As diferenças no alcatrão da estrada são visíveis: o alcatrão mais granuloso é o do Seixal, o outro menos solto é o de Almada:
Do outro lado da fronteira inter-concelhia, as paisagens são espetaculares. Vê-se floresta e pinhal até onde a vista alcança (para além da central solar), e ainda foi possível ver um estratocúmulo lá bem para o interior.
Este canil começaria a funcionar já no dia 25 de março, mas a inauguração foi adiada devido ao
coronavirus. Sim, o canil estaria neste local, mas atrás daqueles pinheiros.
Charneca da Caparica
Máx: 19,2°C
Mín: 6,9°C
Corroios
Máx: 21,1°C
Mín: 7,4°C
Agora estão 12,2°C e céu pouco nublado. Entretanto o vento mudou para oeste. Esperam-se dias chuvosos!