Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Boa noite,
Isto é que foi um dia em grande!
O acumulado total ainda subiu mais um pouco, chegando aos 19,3 mm. Choveu quase o dobro que em fevereiro só hoje... :rain:
Ainda caiu granizo, embora muito fino e praticamente invisível (apenas vi o granizo devido aos resguardos pretos da varanda). :surprise:

Dados de hoje:

Charneca de Caparica
Máx: 13,8°C
Mín: 7,3°C
Prec: 19,3 mm

Corroios
Máx: 12,6°C
Mín: 8,1°C

Agora estão 8,1°C e céu limpo. :)

Confirmo o aguaceiro de granizo por volta das 18h na zona de Sintra, com a temperatura a cair aos 8,7ºC durante este aguaceiro.

Acumulados no Concelho:
Algueirão - 11,7 mm
Belas (Serra da Carregueira) - 20,1 mm
Galamares - 24,9 mm
Mucifal - 23,6 mm
Pêro Pinheiro - 11,7 mm
Magoito - 10,2 mm
Acrescento 17,6 mm em Nafarros.

Ficam aqui umas fotos da célula que causou bastante granizo em alguns locais na zona de Sintra no final da tarde.

IMG_0006-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr

Era muito complicado incluir a célula toda numa só fotografia, como podem ver na 1ª foto. Portanto, montei várias panorâmicas com fotos tiradas na vertical, e fiz ainda uma panorâmica vertical com fotos horizontais. Nas panorâmicas a célula pode parecer pequena, mas a "amplitude" nas panorâmicas vai desde sensivelmente os 200º até aos 310º, enquanto que em apenas uma foto a amplitude ia apenas de 220º a 280º (sensivelmente metade). Talvez esta brincadeira no paint ajude a explicar :D A verde o campo de visão de apenas uma foto (na horizontal), a verde o campo de visão das panorâmicas (tiradas na vertical).

jJoZLeK.png

Vamos às fotos.

[/url
]IMG_9950-HDR-Pano

IMG_9983-HDR-Pano

A tal panorâmica na vertical.
Junção de 5 fotos tiradas na horizontal, umas em cima das outras.

IMG_0006-HDR-Pano

IMG_0022-HDR-Pano

IMG_0034-HDR-Pano
https://flic.kr/p/2iL3ppa
Tenho outras fotografias da célula quando passou para o quadrante Este, na minha opinião bem mais interessantes, mas o meu computador está cada vez mais lento a processar as fotos e não consegui ter tudo pronto hoje. Vamos ver se amanhã consigo.

Bom dia! Depois da rega excelente de ontem eis que o dia nasce com um sol radioso. :cool:
Ontem choveu bem mais do que estava à espera, as estações meteorológicas amadoras aqui da zona, registaram em média 20 mm de precipitação, excelente! :)

Deixo aqui umas fotos do final do dia!

0d9B4gV.jpg

W8G4cmc.jpg

HxDcbNH.jpg

NQAnx3p.jpg

eNDyxLg.jpg

Wjtu3At.jpg

FSoqgdd.jpg

Ontem ao final da tarde, já depois do tempo abrir, ainda houve um aguaceiro de granizo.

Já depois da célula passar, pareceu-me ver alguma rotação, mas pode ter sido sugestão, não tenho a certeza. A célula tinha uma eco laranja no radar e quando já se afastava tirei-lhe esta foto:

bd67dcbf5601ef76af4e93fda9c2ad4c.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Última edição:
Boa tarde!

Hoje o dia está a ser bem diferente de ontem, hoje temos tido muito Sol e temperaturas mais amenas. Hoje temos tempo de Primavera! :cool:

No fim de semana talvez venha mais alguma chuva!

Boa noite

Hoje o céu limpou, apenas alguns estratocumulus apareciam ao longe.
Ligeira subida da temperatura, 17,9ºC e 48% foi o registado na rua pelas 16h (15h utc).
Ainda vento de NW, até 20 Km/h aproximadamente.

Ficam dois registos de ontem, ao poente/crepúsculo mo miradouro do costume (Salvação, Santa Iria de Azóia).

Neste time-lapse 4K é possível percebermos a localização do centro do núcleo depressionário, na altura localizado perto de Peniche, a NW deste ponto de observação. As nuvens mais distantes deslocam-se de ENE, as próximas de W:
9yi1tqa.jpg

8ptlVwg.jpg

Vídeo FHD, montagem de vários segmentos, acelerado 32 vezes, para Sul: