Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Bom dia.
Por cá sigo com um acumulado de 13.6 mm, de momento não chove.
A temperatura está nos 15.9ºc e a humidade nos 99%.
O vento sopra fraco de SSE. A rajada máxima até ao momento é de 27 Km/h SE.

Em relação ao dia de ontem, o panorama foi este.

Resumo diário
08-04-2020 (Quarta-feira)
Vento Max: 18 km/h SW
Temperatura: 20.6°c | 14.2°c
Humidade: 99% | 73%
Pressão: 1021.2 hPa | 1017.8 hPa
Chuva: 0.0 mm Rate Max. 0.0 mm/h

Eu estava a dormir tão bem que nem notei a chuva a cair... :lmao: :lol:

Contudo, pelos dados, posso dizer que foi uma ótima rega, muito acima do esperado... Sinceramente não estava à espera de ver 16,3 mm acumulados... :surprise:

Com este acumulado espetacular, o acumulado mensal sobe para os 66,4 mm, o que é cerca de 81% do valor normal, e ainda só estamos no dia 9! :palmas:

Última edição:
Bom dia! E que manhã de chuvinha boa! :D

Belas vai em 9,9 mm; Galamares com 12,2 mm... Por agora parou.:rain:

Boas,

Fazendo uma actualização da zona, temos o seguinte:
  • Pai do Vento, Alcabideche : 28 mm
  • Caparide: 25 mm
  • Malveira da Serra: 21 mm
Acumulados espectaculares e nada expectáveis.

Cá não pára de chover, mesmo que fraca.

É uma pena não existir uma estação meteo com dados online de precipitação entre o Linhó - Chão de Meninos(Sintra) ( cota 200 mts - cota 290 mts - respectivamente).
Ali é um verdadeiro Penico nestes dias.

Hoje o lado sul da Serra acumulou mais! :D

Sim, a zona do Linhó é bastante mais húmida...penso que terá uma média anual de 900 mm (71-00), talvez um pouco superior. Quanto à minha zona, apontaria para uma média anual de 800-850 mm.

A estação de Sintra-Vila tinha médias superiores a 1000mm, e a Pena de 1100mm mas já em 1951-1980. Tudo estações que desapareceram :(

Sim, a zona do Linhó é bastante mais húmida...penso que terá uma média anual de 900 mm (71-00), talvez um pouco superior. Quanto à minha zona, apontaria para uma média anual de 800-850 mm.

A estação de Sintra-Vila tinha médias superiores a 1000mm, e a Pena de 1100mm mas já em 1951-1980. Tudo estações que desapareceram :(

O brinde calhou cá.:thumbsup:
Verdade,como faço muito a estrada Alcabideche - Sintra (Ramalhão), apercebo-me bem das diferenças na precipitação, muitas vezes não chove em Alcabideche e assim que se passa o Linhó até ao Ramalhão é logo diferente. Estamos a falar de apenas 140 metros de diferença de altitude, mas o efeito da serra é preponderante.
Acho também perfeitamente possível a zona de Chão de Meninos ter acumulados anuais superiores a 1000 mm. Quanto ás estações é um desastre não termos nada na serra, ou a cotas superiores.
Há uma por cima na Malveira da Serra (cota 350 mts) mas a instalação é uma miseria, não tarda estão ramos dos pinheiros a tocar na estação lol surreal.

Continua o chuvisco.

29 mm.:cool:

O brinde calhou cá.:thumbsup:
Verdade,como faço muito a estrada Alcabideche - Sintra (Ramalhão), apercebo-me bem das diferenças na precipitação, muitas vezes não chove em Alcabideche e assim que se passa o Linhó até ao Ramalhão é logo diferente. Estamos a falar de apenas 140 metros de diferença de altitude, mas o efeito da serra é preponderante.
Acho também perfeitamente possível a zona de Chão de Meninos ter acumulados anuais superiores a 1000 mm. Quanto ás estações é um desastre não termos nada na serra, ou a cotas superiores.
Há uma por cima na Malveira da Serra (cota 350 mts) mas a instalação é uma miseria, não tarda estão ramos dos pinheiros a tocar na estação lol surreal.

Continua o chuvisco.

29 mm.:cool:

Que estação é essa? A do SNIRH?

A zona de Chão de Meninos é interessante, está ali na "limite" da serra. Deve apanhar ali muita chuvinha orográfica.
Aqui do Algueirão, é muito frequente ver essa zona(bem como toda a serra) sobre um manto espesso de nuvens em variados dias do Outono e Inverno.

Bom dia.

Vai chovendo de forma moderada por aqui.

Parece que pelas 06:50 carregou bem na zona oriental de Lisboa.

HvzEMuZ.png
Agora percebo porque é que acordei do nada por volta das 7h. :D
Belos ecos!

Boa tarde pessoal,
Boa rega matinal, 13.72 mm de acumulado. :viva::rain:
Chuva em geral fraca, mas persistente. Destaco apenas dois períodos em que a mesma caiu de forma moderada, um por volta das 07h (acordei com ela :D), o outro cerca das 09h.

K6CnjRl.png

Sigo com céu muito nublado, vento fraco a moderado de SW e 17.8ºC.

O acumulado mensal a aproximar-se da marca de 60 mm (59.95 mm). Desde os meses de Novembro (60.44 mm) e Dezembro (55.35 mm) que não se registavam valores semelhantes.

Boa tarde pessoal,
Boa rega matinal, 13.72 mm de acumulado.
Chuva em geral fraca, mas persistente. Destaco apenas dois períodos em que a mesma caiu de forma moderada, um por volta das 07h (acordei com ela), o outro cerca das 09h.

K6CnjRl.png

Sigo com céu muito nublado, vento fraco a moderado de SW e 17.8ºC.

O acumulado mensal a aproximar-se da marca de 60 mm (59.95 mm). Desde os meses de Novembro (60.44 mm) e Dezembro (55.35 mm) que não se registavam valores semelhantes.
Curioso... Estamos tão perto mas os acumulados são algo diferentes.
Até agora, tive os seguintes acumulados mensais neste ano hidrológico:

Outubro - 58,4 mm
Novembro - 112 mm
Dezembro - 72,6 mm
Janeiro - 48,8 mm
Fevereiro - 9,6 mm
Março - 11,4 mm
Abril - 66,4 mm
Total - 379,2 mm :rain:
Entretanto a chuva parou. Ainda caíram uns borrifos, mas não acumularam nada... Contudo, o tempo está muito húmido (com uma humidade relativa de 85%) e estão 17,7ºC. Ó humidade, porque não vais para o Samouco? :lol:

Última edição:

Na Pena debaixo das árvores ainda chove mais... O Prof. Azevedo Gomes mediu precipitação oculta de uns 100 ou 200mm no verão, em udómetros colocados sob as sequoias do Parque.

Boa tarde e uma excelente Páscoa para todos.
Hoje tem estado um dia bonito com chuva, nublado e uma manhã sempre a chover, muito bom.
Por agora o céu continua nublabo mas já não chove, a temperatura está nos 17,5ºC e uma PA de 1020 .

Boa Tarde

Mais um dia bem regado, acumulado de 8,7 mm :thumbsup: Períodos de chuva fraca a moderada até ao final da manhã, apresentando-se temporariamente forte no inicio da manhã, provavelmente oriundo daqueles ecos laranjas/vermelhos que já aqui foram mencionados ;)
Neste momento o céu mantêm-se nublado, mas o sol vai tentando espreitar. Vento Nulo e sensação de ar muito abafado.
Parece que agora vamos entrar na fase das trovoadas :trovao: Vamos ver a quem sai a lotaria nos próximos dias :D

Extremos de hoje: 14,9ºC / 18,3ºC / 8,7 mm

T. Atual: 18,1ºC
HR: 76%
Vento: Nulo