Curioso, mas porque é que toda a gente odeia o Samouco?![]()
Batanetes...
![Big Grin :D :D](/forum/styles/meteopt/smilies/biggrin.gif)
--
Por aqui a tarde, depois da chuva parar, foi de céu maioritariamente nublado. O sol ainda chegou a espreitar durante alguns minutos.
Curioso, mas porque é que toda a gente odeia o Samouco?![]()
Na Pena debaixo das árvores ainda chove mais... O Prof. Azevedo Gomes mediu precipitação oculta de uns 100 ou 200mm no verão, em udómetros colocados sob as sequoias do Parque.
Que estação é essa? A do SNIRH?
A zona de Chão de Meninos é interessante, está ali na "limite" da serra. Deve apanhar ali muita chuvinha orográfica.
Aqui do Algueirão, é muito frequente ver essa zona(bem como toda a serra) sobre um manto espesso de nuvens em variados dias do Outono e Inverno.
Por acaso não... Até é uma expressão bem antiga por estes lados. Provavelmente tinha a ver com o facto de, até meados do século XX, a rede de estradas na região do Ribatejo ser quase inexistente, e então chegar ao Samouco, que fica numa ponta, era quase uma impossibilidade. Então quando se dizia para um estúpido ir para o Samouco, era para ele se ir lixar, pelas razões que já apontei...Batanetes...
Tens o estudo?
No verão sei que o Eixo oeste(Peninha) da serra tem sempre mais precipitação oculta que a a parte da Pena pois ha muito mais nevoeiro, vento e humidade.
Eu estava a dormir tão bem que nem notei a chuva a cair...![]()
Contudo, pelos dados, posso dizer que foi uma ótima rega, muito acima do esperado... Sinceramente não estava à espera de ver 16,3 mm acumulados...
Com este acumulado espetacular, o acumulado mensal sobe para os 66,4 mm, o que é cerca de 81% do valor normal, e ainda só estamos no dia 9!![]()
Os monitores da estação aqui em casa registam tudo aproximado às décimas. O monitor do primeiro piso aproxima o valor por baixo e o monitor do rés do chão aproxima o mesmo valor por cima. Eu sinceramente tento regularizar a situação e aproximo os valores de forma estatística.Boa tarde.
Tenho uma dúvida. Quando consulto a tua estação no Wunderground, encontro valores de precipitação diferentes daqueles que partilhas, são sempre inferiores. Qual a razão? Obrigado.
Aqui por Santa Marta do Pinhal, sigo com 16.6ºc e 96%HR. O vento rodou para SW/SSW e o acumulado de precipitação ficou nos 14.4 mm.
Foi erro meu, confundi a tua estação com uma Vantage Vue da Charneca. Sorry.Os monitores da estação aqui em casa registam tudo aproximado às décimas. O monitor do primeiro piso aproxima o valor por baixo e o monitor do rés do chão aproxima o mesmo valor por cima. Eu sinceramente tento regularizar a situação e aproximo os valores de forma estatística.
No caso do dia de hoje, 16,26 está mais próximo de 16,3 do que de 16,2, e portanto o registo que conta para mim é a aproximação com menor erro.
Mín: 14,8°C
Prec: 16,3 mm
Corroios
Máx: 18,4°C
Mín: 15,1°C
Agora estão 15,7°C e céu pouco nublado.![]()