Geopower
Cumulonimbus
Dia de céu muito nublado durante a manhã. Tarde com céu limpo. Vento fraco de NW.
Por aqui vai-se vendo o 'corridinho' de convecção no interior alentejano, com uma célula inclusive a fazer-me um manguito...
Bem, já sabes mais da história da minha terra do que eu Obrigado pela explicação, estamos sempre a aprenderMas por acaso até é verdade... A rede de estradas no início do século XX no Ribatejo era quase nula, tanto que inclusive estava prevista, nos anos 30 do século passado, uma linha nova entre Ponte de Sor e Lisboa, com uma ponte entre o Montijo e Beato, para colmatar os problemas de acesso àquela região.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Sorraia
Entretanto, com a II Guerra Mundial, o projeto foi abandonado. Foi nessa mesma altura que se começou a planear uma ponte entre Almada e Alcântara (a famosa 25 de Abril) e outra entre Vila Franca de Xira e Porto Alto (a Marechal Carmona). Por outro lado, nos anos 50, foi construída toda uma novíssima rede de estradas de raiz. É por essa razão que as estradas no Ribatejo são das mais largas e retas que temos por cá, pois não aproveitaram carreiros antigos. Uma das retas mais conhecidas é a Reta do Infantado, com quase 30 km.
Inclusive houve um troço de todo este projeto rodoviário que nunca foi concluído - o troço Erra/Montargil da N119.
Poucos vestígios restam dessa altura, à exceção dumas certas expressões tradicionais e do nome típico que se dá ao Estuário do Tejo aqui na zona: Mar da Palha. Chama-se Mar da Palha porque, durante muitos anos, os burros vinham carregados de palha (cereais) desde o vale do Sorraia para abastecer Lisboa e os seus fornos. Normalmente, demoravam cerca de 3 semanas de burro pelo mato, até chegarem ao porto onde depois levavam a palha para Lisboa (de barco). Esse porto era normalmente Cacilhas, daí o facto de ainda se dizer hoje que Cacilhas é a "Terra dos Burros". Outros burros iam para o Montijo, e depois a palha era levada para Lisboa através dos barcos dos galegos, daí o Montijo ter sido, durante muito tempo, chamado de "Aldeia Galega".
Mín: 13,5ºC
Corroios
Máx: 20,7ºC
Mín: 13,9ºC
Agora estão 16,5ºC e céu pouco nublado.