Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas!
Sigo com 21,9°C e o vento está fraco com algumas rajadas moderadas.
Extremos do dia:
Máxima: 27,3°C
Mínima: 16,9°C
Cheira imenso a queimado, provavelmente de um incêndio mas não estou a ver qual...
Quero ver a temperatura amanhã, vai ser interessante:D

Sim também reparei que se "perdem" algumas rajadas máximas, cheguei a ver 112 km/h. Podemos fazer uma comparação simples para avaliar a ventania de ontem/hoje, a estação dos BVL cascais teve uma rajada de 86 km/h valor mais alto desde a sua instalação. A estação está instalada na zona de transição de forte nortada, portanto é valor brutal, é compreensível que cá para cima tenha passado dos 100 km/h.
Quanto ao ipma, no ano passado chegaram a colocar avisos amarelos relativos ao vento no verão,este ano o mesmo não se verificou, não sei se é por não terem dados da ema do cabo raso. Claro que as populações estão habituadas ao vendaval, e percebe-se que os modelos têm dificuldade em modelar este fenómeno local, mas mesmo assim julgo se deve ver a coisa de outra escala ,estamos no verão ,na zona circulam milhares de pessoas, esta nortada é perigosa.

Imagino a ventania na Peninha é nestas alturas que gostava de lá ter podido ir :lol:,

no site do IPMA esteve sim aviso ( amarelo ) de vento forte, em Lisboa e Leiria, esteve foi pouco tempo, creio que foi ou na Quinta ou Sexta, alias quando vi até pensei que seria de aguaceiros, mas não, era vento.

• Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic
Onde estive na margem sul tive uma mínima de 15,1º C bem fresco, aqui por casa também deve ter chegado perto,
agora estão 23,2º C já desceu e agora vai a subir, pois com 39º C que se prevê para mais logo não me admira, e 45% Hr, pois nota-se que está a aquecer e a secar.

Céu muito nublado por Cirrus Spissatus.

Pelas 17h começou a chegar nebulosidade a grande velocidade do sul, a lutar contra a nortada

Precisamente, o que não se vê quando se olha ocasionalmente para um céu assim é os movimentos que estas nuvens têm. Conseguem ser mais complexos que outras camadas de nuvens mais próximas da superfície.

Ficam aqui três time-lapses do dia de ontem, sábado, em que se vê o fluxo em altitude de SW a dispersar-se e a terminar com um rolo de cirrus em rotação dando essa ideia de lutar contra um fluxo contrário, a esta hora já de nordeste.

Recomendo ver em velocidade 0,5 e HD1080.

Amanhecer, fluxo coerente de sudoeste:

Meio da tarde, formas em evolução expansiva já com direcções cruzadas em diferentes níveis:

Poente, uma linha de cirrus em rotação ao longo de um eixo nordeste-sudoeste e que acaba por praticamente não sair da mesma posição:

Ainda não é hoje que voltam as noites tropicais, 19,0ºC com 70% HR neste momento.
Vento fraco ou quase nulo de NNE ou nordeste.
Céu aparentemente limpo mas vêem-se poucas estrelas.

Imagino a ventania na Peninha é nestas alturas que gostava de lá ter podido ir :lol:,

no site do IPMA esteve sim aviso ( amarelo ) de vento forte, em Lisboa e Leiria, esteve foi pouco tempo, creio que foi ou na Quinta ou Sexta, alias quando vi até pensei que seria de aguaceiros, mas não, era vento.

Boas Vitor,

Na sexta ao final da tarde era para ter ido a serra fazer umas medições, mas acabei por não ir, a nortada não estava para brincadeiras, joguei pelo seguro.
Se assim foi retiro o que disse, foi falta de atenção, não tinha visto qualquer aviso referente ao vento.

• Gosto
Reactions: Vitor TT
Minima: 16,9ºC
Neste momento já vou nos 23,3ºC, vento nulo (finalmente!!!) e lestada instalada.
Isto hoje promete. :calor:

Madrugada de inversões, destaque para Dunas de Mira, que às 7:00 seguia com uns bem frescos 8,3ºC.

Muito interessante o paradoxo entre as tuas estações de Coimbra, numa ocorreu a habitual inversão e na outra, exposta á lestada moderada, a temperatura seguiu muito elevada, às 7:00 horas a diferença térmica era de 10ºC, espectacular.

5eDxVuo.png

O vale da ribeira de Colares voltou a arrefecer, minima horaria de 11,2ºC

Última edição:
Boas
Mínima tropical ficou nos 20,7ºC

Agora sigo já com 30,7ºC! a ver se tenho a máxima do ano hoje, teria de ser superior a 37,9ºC...e tenho muitas duvidas que isso vá acontecer. Mas estamos cá para ver :p

Última edição:
Boas
Mínima tropical ficou nos 20,7ºC

Agora sigo já com 30,7ºC! a ver se tenho a máxima do ano hoje, teria de ser superior a 37,8ºC...e tenho muitas duvidas que isso vá acontecer. Mas estamos cá para ver :p

Se aparecer o vento de SW/W lá se vai a máxima..:lmao:

Por aqui já se avizinha um dia quente, tal como tinham previsto, estao já neste momento 31ºC, em cerca de 1 hora já subiu 4 graus.
A mínima ficou pelos 18ºC

Muito interessante o paradoxo entre as tuas estações de Coimbra, numa ocorreu a habitual inversão e na outra, exposta á lestada moderada, a temperatura seguiu muito elevada, às 7:00 horas a diferença térmica era de 10ºC, espectacular.
Na estação de Coimbra (Aeródromo) o aumento da intensidade do vento, a partir das 3h, fez disparar a temperatura
tKeOYzf.jpg
5XYnfxz.jpg

Por aqui, mínima de 11,6ºC.
28,8ºC, actuais.