A temperatura está a subir, corrente NE a fazer-se sentir, já é um pronuncio para o que aí vem amanha.
21,0ºC
21,0ºC
Aqui ainda não sobe mas já sinto que vamos ter uma mínima tropical! Possivelmente na segunda vou ter outro recorde, maior mínima!A temperatura está a subir, corrente NE a fazer-se sentir, já é um pronuncio para o que aí vem amanha.
21,0ºC
Sim também reparei que se "perdem" algumas rajadas máximas, cheguei a ver 112 km/h. Podemos fazer uma comparação simples para avaliar a ventania de ontem/hoje, a estação dos BVL cascais teve uma rajada de 86 km/h valor mais alto desde a sua instalação. A estação está instalada na zona de transição de forte nortada, portanto é valor brutal, é compreensível que cá para cima tenha passado dos 100 km/h.
Quanto ao ipma, no ano passado chegaram a colocar avisos amarelos relativos ao vento no verão,este ano o mesmo não se verificou, não sei se é por não terem dados da ema do cabo raso. Claro que as populações estão habituadas ao vendaval, e percebe-se que os modelos têm dificuldade em modelar este fenómeno local, mas mesmo assim julgo se deve ver a coisa de outra escala ,estamos no verão ,na zona circulam milhares de pessoas, esta nortada é perigosa.
Céu muito nublado por Cirrus Spissatus.
Pelas 17h começou a chegar nebulosidade a grande velocidade do sul, a lutar contra a nortada
Imagino a ventania na Peninha é nestas alturas que gostava de lá ter podido ir ,
no site do IPMA esteve sim aviso ( amarelo ) de vento forte, em Lisboa e Leiria, esteve foi pouco tempo, creio que foi ou na Quinta ou Sexta, alias quando vi até pensei que seria de aguaceiros, mas não, era vento.
Boas
Mínima tropical ficou nos 20,7ºC
Agora sigo já com 30,7ºC! a ver se tenho a máxima do ano hoje, teria de ser superior a 37,8ºC...e tenho muitas duvidas que isso vá acontecer. Mas estamos cá para ver
Se aparecer o vento de SW/W lá se vai a máxima..
Na estação de Coimbra (Aeródromo) o aumento da intensidade do vento, a partir das 3h, fez disparar a temperaturaMuito interessante o paradoxo entre as tuas estações de Coimbra, numa ocorreu a habitual inversão e na outra, exposta á lestada moderada, a temperatura seguiu muito elevada, às 7:00 horas a diferença térmica era de 10ºC, espectacular.