Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boa noite

Ontem já durante a noite a nebulosidade alta e média tinha começado a passar em fluxo de SSW.
Mesmo assim à superfície esta cobertura nebulosa pouco afectou as temperatura e humidade.
18,8ºC de mínima pouco depois das 7h, com 78%, na estação do bairro, Rua da Alemanha.

E o amanhecer foi assim, cirrus, cirrostratus, cirrocumulus, altocumulus em corrida desgarrada para NNE com o sol por entre as poucas abertas a tentar mostrar que tinha nascido.



Pelo início da tarde a nebulosidade alta e média foi-se afastando para Leste dando lugar a céu azul com alguns cumulus humilis, estratocumulus e fractocumulus. Sobre a serra já anteontem se tinha começado a instalar o "capacete" e ontem a tarde foi característica do noroeste. Tecto de nuvens pelos 480m de altitude do lado do Monge/Peninha, ligeiramente mais alto no maciço da Pena. Do lado de Sintra as nuvens só começaram a baixar perto do poente tocando as torres mais altas do Castelo e, claro, engolindo a Pena. Ainda pensei que alguns chuviscos iriam cair mas nada. O pouco que caíu, para além do Minho, foi no sítio certo, no desgraçado PNSE, mas uma grande devastação já não foi impedida, apesar do monstro ter sido travado nos limites das Penhas Douradas onde se registaram 0,6mm.

A máxima em Carcavelos ficou-se por uns amenos 24,8ºC com 57% cerca das 17 horas.

A serra de Sintra está sequíssima especialmente do lado da Pena, o Parque uma lástima, com os fetos arbóreos a secarem, os musgos das pedras a caírem esfrangalhados, os plátanos como se o outono estivesse à porta. Mas nas encostas do Castelo e noutras penedias, onde os blocos graníticos protegem nas suas sombras e nas suas profundezas a humidade, os verdes ainda vicejam. Vêem-se cada vez mais clareiras abertas e a solidariedade entre as árvores, das outrora matas densas, fragilizada.
 
Bom dia. Por Santa Cruz, céu pouco nublado por nuvens altas. Vento moderado de NW. Vista para W/NW.
zLISldg.jpg
 
Boa tarde

À situação de noroeste com pesados estratocumulus/cumulus humilis pela noite e amanhecer sucedeu uma manhã de bonito céu azul e uma posterior invasão de cirrus divergentes de SW em movimento para ENE simultânea com a instalação da habitual nortada, fraca a moderada de NNW, algumas rajadas ocasionais.

Mínima de 18,2ºC pouco depois das 7h; humidade relativa máxima desde as 4h, 82%. Por volta das 14h era mínima com 48%. Já houve um pico de temperatura máxima pouco depois das 15h, 23,2ºC, um dia ameno.

Bruma fraca, boa visibilidade em todo o horizonte. Apesar da cortina de nuvens altas não há halo solar.
 
Última edição:
Por Santa Cruz, céu pouco nublado por nuvens altas.

Bela composição com o emblemático rochedo. Cores bonitas sob o céu bem azul. Nota-se que a vegetação rasteira está quase seca, se ao menos isso erradicasse a praga do chorão-das-praias.

à tarde a nortada vai acelerar um pouco, o habitual

Sem dúvida, já cá está, mar picado em alguns locais, não é uma nortada generalizada e constante mas aleatória, ocasionais rajadas mais intensas com períodos de acalmia relativamente longos.

Aqui está o amanhecer bonito de hoje, azulinho apesar da passagem dos apressados estratocumulus:

 
Última edição:
Boas

Máxima de 25,6ºC já tinha saudades de um dia mais fresco! Sem ser preciso o vento de SW :p

Agora sigo com 23,7ºC, 52%Hr e vento muito fraco, aqui a nortada como sempre não tem grandes efeitos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Boas
Por aqui está vento e o mar esta a começar a ficar chateado!
Era para ter ido para a Berlenga, de manhã, mas a mãe ainda não percebeu que o significado de telemovel é telefone movel e deixa-o em casa e pronto... depois andava doida sem saber da filha que estava deitada quando ela saiu... humpf... Então pronto, não pude ter uma pequena aventura de fazer a travessia de semi rigido, mesmo com as condições previstas para o final do dia! grrrrrrrrrrrrr....

A propósito do mapa a cima... onde pára a minha EMA??? Fugiu??? mauuuuuuuuu...