Apesar do tempo enevoado estava-se muito bem na praia, pelo menos em Quiaios. Para além de menos gente (não levada ao engano pela falta de sol), brisa amena e muito ligeira de W, apesar de tudo via-se os contornos da Estrela por entre a camada de condensação fina e quem estivesse deitado sentia o seu calor. O mar, calmo e mais tépido.
Um daqueles raros dias em que se faz natação em mar aberto na costa de prata.
UAU!! Espetacular. Eu moro há 30 anos em Lisboa e nunca fui à Serra de Montejunto. Como chegar ao topo onde essas fotos foram tiradas? algum ponto especifico ou algum miradouro? podes dar alguma dica?
Obrigado
É muito difícil de lá chegar, uma boa caminhada de algumas horas...
Estou a brincar... é fácil, estas foram tiradas junto e à volta da ermida de Nossa da Senhora das Neves e das ruínas do convento Dominicano, mesmo no topo junto às antenas. Há uma estrada pavimentada até lá acima.
Mais abaixo há o centro de interpretação ambiental - há bonitos trilhos para fazer por lá - e a Real Fábrica do Gelo, que é onde se "fabricava" o gelo para abastecer a corte, e não só, em Lisboa durante o verão. É interessante, vale a pena ver.
É mesmo! É uma zona que conheço relativamente bem; tinha família ali perto de Torres Vedras - tio e tia da minha mãe que eram sinaleiros da linha do Oeste - e durante muitos anos fiz praia em Santa Cruz. Os meus pais ainda lá passam umas temporadas todos os anos. Ontem no carro comentávamos precisamente isso, como é bonito e característico o Oeste. Nem faltou o nevoeiro
Confirmo! Andei por Vila Franca hoje à tarde e estava impressionante... não se podia. O carro marcava 34ºC pelas 17h00, mas queimava. Perto das 18h00 levantou-se uma ventania impressionante, apanhou-me completamente desprevenido. Mas era vento frio, o que foi o suficiente para baixar a temperatura em alguns ºC.
Muito bem, o tempo Ericeirense chegou. Está um vento norte a soprar mas não muito forte e a temperatura está fresca e bem agradável. No horizonte avista-se uma grossa linha nebulosa que, espero, se esteja a dissipar e não a vir para cá. O céu está, finalmente, azul. Bela manhã para um passeio de bicicleta
Interessantes os últimos dias por cá.
Manhãs quentes por Alcabideche e manhãs bem mais frescas por Cascais, a isto se deve a persistência do vento de sul.
Sigo com 27,3ºC.
Ontem: 18,1ºC / 29,8ºC
Pelas minhas contas no local onde fiz o registo da minima do Pisão, os extremos devem ter sido 11,7ºC / 32ºC.
________
Isto anda calmo em termos de vento e tal, mas amanha regressa a forte nortada.
Neste momento sigo sempre este mapa é de longe o melhor, desde os valores as rajadas à localização mais precisa da zona de forte nortada.
Amanhã pelas 20:00 o cenário será este, com tendência para piorar na madrugada e no dia de Sábado.
2h da manhã de Sábado. O dito aumento do vento.
Em grande parte do território, o vento tende a cair ao longo da madrugada, aqui muita vezes é o contrario, ou mantém-se muito forte, ou até chega a aumentar de intensidade. Enfim esta zona tem e sempre terá aquela ligação umbilical com o vento.