Afinal a trovoada não foi assim tão longe, dado que o mapa das descargas eléctricas do IPMA, indica várias descargas no norte do concelho de Mafra, sendo que diversas ocorreram a oeste da localidade do Sobral da Abelheira. @jonas_87 já tinhas observado o mapa?
Em resumo, na minha localização (Mira-Sintra), a passagem da frente acabou por não ser tão agressiva como esperado. Ainda assim, o vento soprou bastante forte, com rajadas que certamente se aproximaram dos 100 km/h. Pecou mais pela rapidez (poucos minutos). A chuva caiu e tem caído com bastante intensidade, agora em regime de aguaceiros. Como disse o Pedro:
Na verdade, a cidade de Lisboa foi muito poupada pela frente.
Houve uma "quebra" na frente mesmo nesta zona, não sei se por interação da Serra de Sintra, ou mera coincidência. Mas é notável esse efeito na imagem radar.
Aqui choveu moderado a forte durante 10 minutos, agora chove fraco e ainda ouvi 2 trovões!
Vento moderado com rajadas. Temperatura desceu 1,5ºC com este aguaceiro, agora +11ºC
Símbolo do Reguengo do Fètal não resistiu à Ana e caiu por terra
Árvore fora plantada há cerca de 100 anos.
A palmeira de grande porte que era um símbolo oficioso da aldeia de Reguengo do Fètal (Batalha), não resistiu aos ventos fortes da tempestade Ana e caiu esta madrugada por volta da um hora da manhã, provocando estragos no telhado de uma habitação.
O presidente da autarquia, Paulo Batista dos Santos, que esteve no local, refere que esta foi uma das mais de duas dezenas de ocorrências, resolvidas pela Protecção Civil. “Havendo apenas a lamentar alguns prejuízos materiais com a queda da histórica palmeira, no Largo da Fonte, no Reguengo do Fètal.”
Segundo o IPMA, a rajada máxima registada no Cabo Carvoeiro foi de 112,5 km/h.
No centro de Peniche o vento aquando da passagem da frente foi medonho! Deve ter atingido intensidade superior ao registado na EMA. As ruas do centro fazem como que corredor de aceleração! O largo em frente a minha casa parecia fazer remoinho e as ruas laterais pareciam rios de vento e chuva quase horizontal. Durou menos de 5 minutos. Provavelmente uns 2 minutos! E o que aqui vi, ontem à noite, se demorasse mais tempo a passar teria, com toda a ccerteza, feito grandes estragos. Felizmente a linha da frente era "estreita" e passou muito rápido!
Ainda não fui à rua, mas estou curiosa em ver as ruas!
Entretanto parece que, pelos dados do ipma, Peniche apenas foi ultrapassado pelas estações de Mougadouro com129.2 km/h e Montalegre com 180.7 km/h!