Eu não tenho estação, mas o que eu vi hoje de manhã supera tudo o que eu já tinha visto antes. TUDO. Isto foi BEM acima dos 100 km/h, arrisco mesmo dizer 130-140 km/h. As imagens abaixo falam por si, sobretudo a do renault megane.
Não sei que tipo de fenómeno aconteceu, mas sei dizer que só certas áreas é que foram violentamente assoladas. Existem "espaços" onde nada saiu do sítio sequer, como (apenas para comparação, obviamente sei que não foi nada disto) se tratasse daqueles tornados com os pequenos vórtices em torno do grande, que são capazes de destruir uma casa e deixar a que está ao lado inteira. Fotos registadas em Sta Marta. A zona de Corroios, mesmo adjacente, mal teve danos. Vale Milhaços a mesma coisa. Outras zonas entre estas a história já não foi a mesma. Parece que andou a saltar de zona em zona. Vários wet downburst's?
Moro numa zona ao pé de um campo aberto que tem árvores de grande e pequeno porte. Nem umas nem outras foram afectadas, mesmo as que têm no máximo 50 centímetros de largura de tronco, nem isso. Uns metros acima, a história é esta (abaixo). Aliás até pelas fotos do jardim vocês percebem isso mesmo. Árvores tão grandes tão afectadas e árvores tão frágeis nem sequer entortaram. Poderá o factor chave aqui ser a flexibilidade? Tudo bem, vi ecopontos fora do sítio que andaram a passear e a bater nos carros, mas o que é que é necessário para se "espetar" com tanta força contra a mala de um carro para a rachar em vários sítios?.............
Estou neste fórum para aprender e gosto de perceber o porquê das coisas, agora fiquei intrigado com tudo isto.