RStorm
Cumulonimbus
Bom dia, regressámos ao tempo frio e seco, sigo neste momento com céu limpo e 14,2ºC.
Provavelmente foi essa a descarga que ouvi aqui no Montijo, mas fiquei na dúvida se realmente era um trovão pois na altura o céu estava limpo, só passado alguns minutos é que reparei que se aproximava uma célula vinda dessa zona.Bom dia
A única descarga registada entre as 10:00 e as 11:00 de hoje teve que ser mesmo em cima da Póvoa de Santa Iria, pelas 10:21:30. Ainda não sei se fez estragos mas soou como uma verdadeira bomba. Não teve qualquer eco ou ribombar, apenas um estouro único e violentíssimo, de tal modo que cheguei mesmo a pensar que algo tinha explodido:
A célula responsável até era relativamente fraca em termos de eco de precipitação:
145,7 kA
Já observei e estive perto de muitas DEA, mas nada como esta. É pena que não estivesse a registar em vídeo nessa altura.
Esta brincadeira da Ana deu-me bem que fazer:
Boa noite, talvez a única destruição benéfica que a Ana provocou, finalmente veio abaixo o crime paisagístico do Cabo da Roca!
https://sintranoticias.pt/2017/12/12/ruiu-estrutura-metalica-45-metros-do-radar-no-cabo-da-roca/