Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa madrugada,

O dia acabou por ser tranquilo em termos de severidade das condições meteorológicas, embora pelas 17h céus ameaçadores quase colocaram em causa essa tranquilidade, mas São Pedro ditou que a tormenta fosse para outra freguesia, deixando para mim apenas as migalhas, ou seja céus revoltos e escuros como breu. :lol:

Assim, o período de precipitação compreendido entre as 10h e as 11h fez as despesas do dia praticamente na sua totalidade. Acumulado total de 13.49 mm.

Destaque para a diminuição da temperatura mais notória ao cair da noite, com a expansão do ar pós-frontal mais frio, quebrando a sequência dos últimos dias de amplitudes térmicas diárias baixíssimas e permitindo a redução dos níveis de humidade, até então teimosamente acima dos 90%.

Extremos: 18.4ºC / 13.9ºC

Screenshot-2022-12-15-at-01-03-43-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

Sigo com 14.4ºC, vento fraco de WNW.

Grandes bigornas a crescerem no litoral Ver anexo 3463

Uma imagem bem ilustrativa de condições associadas a pós-frontal. :thumbsup:

A vertente norte da serra de Sintra está bem definida, e é possível avistar um aguaceiro ali na direcção do Cabo da Roca. Estou mais familiarizado com a perspectiva da vertente sul da serra e o famoso capacete. :lol:

Última edição:
Resumo final, sem contar com as inundações que já partilhei, dos aguaceiros e períodos de chuva forte de Terça e Quarta na zona de Loures, assim como o período de vento forte e algo significativo que fez à hora de almoço na Terça-feira.

Cheia da lezíria de Loures (Rio Trancão e afluentes) vistas do miradouro de São Lourenço (Santa Iria da Azóia), na direcç ão de Loures, ontem dia 14 ao crepúsculo.

WNW 17:24:36
YR10270.jpg

W 17:26:43
Jr0RqL8.jpg

W 17:25:17
lYxrqB6.jpg

NW 17:26:54
YoDinx0.jpg

WNW 17:21:32
iugVyTz.jpg

Loures, cidade "lacustre"...

17:45:18 Visível o viaduto da CREL, o Bairro do Infantado e o Loureshopping.
8FDz9CP.jpg

Serra da Amoreira (312 m) e Serra de Montemor (357 m)
yLIWfUF.jpg

17:46:31 Unhos a São Julião do Tojal
txYjrWT.jpg

17:50:20
JWSKcw1.jpg

As diferenças de acumulados estão justificadas pelo regime de aguaceiros fortes de hoje
É uma zona interessante, por vezes em Santa Iria chove com intensidade e um pouco mais ao lado em S. João apenas caem uns pingos.

Ou no parque urbano não cair uma pinga e ver a descarregar nas redondezas.

Boas,

Finalmente uma manhã mais calma.
O acumulado mensal está nos 250 mm.
Nem acredito que posso ter um acumulado acima dos 300 mm...de loucos.
Fui ver a previsão e há grandes possibilidades de haver mais porcaria...
Entretanto ontem vi fotografias da Lagoa Azul e está a transbordar, assim se compreende a massa de água chegar a Cascais via Ribeira das vinhas. Posto isto, os dias de Segunda e Terça têm de ser monitorizados com máxima atenção, pois a ribeira das Vinhas pode saltar com mais violência.

acer laptop number keys not working

Última edição:
Bom dia

Ontem o dia foi bem mais tranquilo, no que toca a tempo severo :D
Após a chuvada da manhã, apenas voltou a chover no final do dia com aguaceiros fortes, subindo o acumulado para 7,8 mm :)
A mínima foi batida, passando a ser 14,7ºC.

Extremos:
14,7ºC / 19,1ºC / 7,8 mm

Hoje o dia seguia com muito sol e pouca nebulosidade, mas neste momento já cai o primeiro aguaceiro. As temperaturas finalmente desceram :hehe:
Logo à noite, a depressão parece querer despedir-se com mais um novo agravamento, vamos ver como corre :hmm:

Mínima de hoje: 11,9ºC
T. Atual: 15,6ºC
HR: 78%
Vento: Nulo

Boas!

Depois de dois dias de muita chuva, hoje um dia mais calmo com abertas de Sol. Infelizmente o trabalho não me permitiu acompanhar o que se passou.

Tenho que ver se arranjo tempo para ler as dezenas de páginas de seguimento dos últimos dias! :D

Que anormalidade!!...
KXO8VM7.png

Alguma alma caridosa me faça uma volta pelas nascentes cársicas do Sicó e tire uma fotos/vídeos? Devem estar em máximos de uma década...
A minha volta costuma ser.... Alcalamouque, Alvorge, Olhos de Água do Nabão, Olho do Tordo e exsurgência do Anços (Redinha)
Obrigado! :)

Cheia da lezíria de Loures (Rio Trancão e afluentes) vistas do miradouro de São Lourenço (Santa Iria da Azóia), na direcç ão de Loures, ontem dia 14 ao crepúsculo.

WNW 17:24:36
YR10270.jpg

W 17:26:43
Jr0RqL8.jpg

W 17:25:17
lYxrqB6.jpg

NW 17:26:54
YoDinx0.jpg

WNW 17:21:32
iugVyTz.jpg

Loures, cidade "lacustre"...

17:45:18 Visível o viaduto da CREL, o Bairro do Infantado e o Loureshopping.
8FDz9CP.jpg

Serra da Amoreira (312 m) e Serra de Montemor (357 m)
yLIWfUF.jpg

17:46:31 Unhos a São Julião do Tojal
txYjrWT.jpg

17:50:20
JWSKcw1.jpg
Espetáculo!
Em Odivelas a estação da AML segue com 323,6mm neste mês de Dezembro.

Estado
Fechado para novas mensagens.