Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Descontextualziar o meu post entra na categoria de 'desinformação'...caso não tenha reparado o meu post cingiu-se ao local onde vivo, portanto distrito de Leiria (tal como o link refere).
Portanto, e novamente, no IPMA tudo a verde e a realidade a @300m é esta: (acredito que quem viva a cota superior seja ainda pior)
AQM2Sck.png

cd9sqRa.png
Que eu saiba essas rajadas nem estão perto de aviso Amarelo, que é só a partir de 70 km/h, portanto não se justifica o aviso. Além disso apesar de o aviso só estar de Aveiro para norte, vejam a descritiva:

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva, tornando-se persistente e por vezes forte
a partir da manhã.
Possibilidade de trovoada no litoral a partir do fim da manhã.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sul, soprando moderado
a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas até 75 km/h a
norte do Cabo Mondego e forte (40 a 50 km/h) com rajadas
até 90 km/h nas terras altas.

O vento forte não estava previsto?

E agora e só para descontrair um hocadinho ehehehe, aqui de facto pelos Olivais e Encarnação, nao passa nada, ou seja passa o mesmo, exactamente o mesmo que ontem...
Nem vento, nem chuva, nem frio...apenas é só o tempo carregado de nuvens, num dia exactamente igual ao de ontem!
A metrologia nunca é uma coisa 100% certa, nem com a malta profissional, nem com malta amadora, nem com os melhores estudos de todos...
E é preciso aceitar isto e entender, porque pior do que as consequências que todos experienciamos mais ou menos neste ultimo mes, é depois andarmos todos a tentar atribuir culpas uns aos outros...isso nao serve de nada e ainda irrita mais quem ficou com pouco ou nada...

Desculpem o off topic, mas estamos a uma semana no Natal, portanto relax and take it easy...

Boa tarde,

Dia de céu encoberto e escuro mas praticamente sem precipitação. Apenas uns pingos dispersos ao inicio da manhã quando estava a caminho de Rio Maior.

Veremos o que nos reserva o dia de amanha. :rain:

Boa tarde a todos!

Tudo muito calmo, tanto no fim de semana, como no dia de hoje até agora.
Já houve sol no sábado e pouco ou nenhum vento. Ontem mais nebulosidade e chuva fraca/chuviscos, mas sem acumular.

Hoje muito nublado/encoberto também, aumento da intensidade do vento de S.
A frente parece que está mais lenta que o previsto... Já deveria estar a chover desde o início da tarde.
17°C

Têm ocorrido alguns aguaceiros pela RLC, principalmente nos distritos de Coimbra e Leiria. É notória a tendência para os acumulados aumentarem com a altitude.

25I1jVg.jpg
br12E7A.jpg

Acumulados das EMA da RLC 20221219
actualizado 17:30

1,3 mm Coimbra aeródromo 16:50
0,9 mm Coimbra Santa Clara 17:10
1,1 mm São Pedro de Moel 17:30
0,8 mm Lousã aerórdromo (194m) 17:10
7,4 mm Lousã Candal (621m) 17:00
8,2 mm Lousã Trevim (1167m) 17:20
1,2 mm Leiria aeródromo 17:20
0,1 mm Alcobaça 17:10
0,0 mm Rio Maior 17:20
0,0 mm Torres Vedras Dois Portos 17:30
0,0 mm Santa Cruz aeródromo 17:30
0,1 mm Arruda dos Vinhos 17:20
0,0 mm Colares 17:20
0,0 mm Lisboa Amoreiras
0,0 mm Lisboa Geofísico 17:10
0,0 mm Lisboa Ajuda 17:10
0,0 mm Barreiro Lavradio 17:10
0,0 mm Alcochete Campo de Tiro 17:20
0,0 mm Pegões 17:10

@StormRic Onde está disponível a informação com os dados das EMA da Lousã Candal e Lousã Trevim?

Última edição:
Aqui também.. estao-me a avisar dos 11mm em 24h para o Montijo.. Lol
Não sei o que vem ,ou quando vem, mas o que sei é que daqui deste lado do "nosso" rio, tudo está mais ou menos pacifico, digo mais ou menos, porque agora chove fraco e está algum vento...mas comparado com os outros dias está ótimo!

Boa tarde.
Dia cinzento e sem precipitação mas com algum vento, a temperatura está agradável com 17,4ºC. Vejamos o que nos reserva a noite/madrugada.

Boa noite. O "penico" já está limpo e a aguardar. :D

Felizmente lembrei-me de ir ao telhado ver como estava tudo antes de voltar a chover, e em boa hora o fiz pois tinha lá metade... ou melhor, sensivelmente um terço de um pombo. :wacko:

Os corvos e gaivotas que habitam e proliferam aqui na zona transformaram-se em verdadeiras aves de rapina de há uns anos para cá, e é frequente vê-las a perseguir em grupo bandos de pombos até apanharem um ou mais. As gaivotas então tornaram-se particularmente agressivas e destemidas desde a pandemia, e não é a primeira que alguém tem de correr à vassourada de um estabelecimento para fora.

Voltando ao tópico: SMS da Proteção Civil recebida, 17,8ºC, HR 86%, PA 1019,0hpa, 0,0mm precipitação e o vento sopra moderado de S/SE.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.