Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Assim está a lezíria de Loures

Foto de Pedro Romão

c5f1be19e22a658bbd4678b17672094e.jpg
Imagem de satélite do vale de Loures (de ontem, dia 8):
29aWLQO.jpg

Comparação com imagem de há um mês:
qUgwBly.gif

Comparação com imagem de há um mês:

:thumbsup:Excelente comparação, dá uma perfeita ideia da extensão e do que ainda terá que drenar pelo estreito vale de saída do Trancão.

A água a ir para norte, para o delta do Tejo ahah
Exactamente, porque a maré chega até V.F.Xira (verdadeira foz do rio), e nestes dias são marés de Lua cheia.

Não choveu mais e a tarde foi soalheira e bastante agradável, com o céu a ficar quase limpo.
Com o vento que esteve, foi bom de aproveitar para arejar a casa e tirar a humidade ;)

Extremos: 12,5ºC / 18,6ºC / 5,4 mm

T. Atual: 15,3ºC
HR: 81%
Vento: Nulo

Deixo aqui o registo do Jamor, um dia e meio depois da enxurrada.

Primeiro sinal no vale de Belas nas plantas do leito, completamente atravessadas. Água deve ter estado, pelo menos, com mais um metro que na imagem. Também muita cana-do-reino já bem alta, esta praga nunca sai daqui... só com agricultura nas margens.

i9fiqyE.png

A descer o "eixo verde e azul", se bem que o azul do rio é mais castanho, a flora já começa a comer o passeio :hehe: :

OupHo5c.png

A grade antes do túnel da estação de Queluz a reter todo o lixo, uma mini cascata artificial:

5VQCdhs.png

Já em Queluz, que belo som!

E os triângulos salvadores do paço de Queluz, não fosse isto lá se iam os azulejos todos do canal para o Tejo... (que mesmo assim devem ter ficado bem sujos)

2bvwTej.png

A ribeira de Carenque (afluente) tinha um caudal muito parecido, pelo que é mais que normal que na zona a jusante, na Sr. da Rocha, o rio tenha mesmo saltado das margens. As grelhas fizeram o seu trabalho a conter o lixo, foram 100 mm na bacia toda do Jamor, mais que suficiente para acontecer uma tragédia. Em 2008, para inundar a bacia de Queluz e Belas, foram precisos 150 mm.

Última edição:
Brutais imagens da Várzea que ainda deve encaixar mais água se puder nos próximos dias, ver se dou lá um saltinho depois das próximas chuvas, estará mais cheio que o vídeo que cá meti ontem? Parece-me que poderá ficar ;)
Por aqui ontem na Caparica houve de novo mais chuva e trovoada, captei um relâmpago que meteu tudo de dia :D

Precipitação forte e persistente causa centenas de ocorrências na região da Grande Lisboa

O mau tempo que se fez sentir na noite de quarta-feira, dia 7 de dezembro, e madrugada de quinta-feira, dia 8, provocou centenas de ocorrências e uma vítima mortal na região de Lisboa.

Segundo um primeiro balanço de ocorrências da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do ponto de vista de ocorrências dos municípios mais afetados, há 12 no total na região da Grande Lisboa, quer na margem esquerda quer na margem direita do Rio Tejo, ou seja, no distrito de Lisboa e de Setúbal: Seixal com 17 ocorrências, Mafra com 20, Alenquer com 24, Vila Franca de Xira com 32, Cascais com 56, Odivelas com 61, Almada com 71, Loures com 77, Oeiras 79, Amadora com 103, Sintra com 157, e tendo se destacado o concelho de Lisboa com 334 ocorrências, o que perfaz um total a nível Nacional de pelo menos 1977 ocorrências desde o início desta situação meteorológica. Foram registadas também cerca de 10 ocorrências no distrito de Faro.

A maioria destas ocorrências dizem respeito a inundações da via urbana e inundações de habitações. Registou-se uma vítima mortal em Algés, no concelho de Oeiras, que se encontrava numa cave de uma casa que foi inundada. Várias pessoas ficaram durante algum tempo encurraladas em estabelecimentos comerciais e de restauração devido às inundações, e muitos veículos foram arrasados pela força da água. O Hospital São Francisco Xavier e o bloco de cirurgia do Hospital de Santa Cruz foram também afetados pelas chuvas. Dois centros comerciais no centro de Lisboa e na Avenida de Berna, bem como o aeroporto Humberto Delgado, sofreram também com as inundações.

Várias vias foram cortadas devido a inundações, nomeadamente, o IC20 no acesso à Costa da Caparica (distrito de Setúbal), a radial Benfica em ambos os sentidos (distrito de Lisboa). As vias-férreas ficaram com circulação interdita na linha do Norte entre Oriente e Alverca, e o acesso às estações, nomeadamente na linha de Cascais em Algés, linha de Sintra em Amadora e a linha de Cintura em Alcântara Terra e Campo Livre ficaram inundados.

A Proteção Civil aconselha às pessoas, enquanto a situação meteorológica perdurar, a não saírem de casa nos períodos de precipitação intensa, bem como às pessoas que vivem em zonas mais baixas e suscetíveis de sofrer inundação a procurarem abrigo nas zonas mais altas dos edifícios, e minimizem a entrada de água nas suas habitações.

Na sequência do alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a proteção Civil emitiu para os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro alerta laranja até às 14:00 de ontem, dia 8, enquanto Leiria, Beja, Évora e Portalegre estava em aviso amarelo. Segundo o IPMA, os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu, mantêm-se em alerta amarelo relativamente a precipitação até às 06:00 do dia 11 de dezembro.

Fontes

ANEPC
IPMA
Observador
SIC Notícias

1670625637585.png

Foto: Leonardo Negrão / Global Imagens in Jornal de Notícias

Fica aqui a minha nota de pesar à vítima mortal e a todos os que sofreram diversos danos materiais ...

Boa noite pessoal,

Depois de uma madrugada e manhã com chuva, hoje à tarde já não choveu, e assim se deve manter até a madrugada de Domingo ;) Acumulado diário de 30.2mm , e média de Dezembro praticamente feita! 90.9mm :rain:

Acumulados dos três dias na rede Clima-AML:

14,2 +45,0 +25,2 = 84,4 mm V.F.Xira
37,4 +27,2 +14,4 = 79,0 mm Mafra
39,4 +11,8 +21,4 = 72,6 mm Sintra
98,0 +15,4 +10,8 = 124,2 mm Amadora
90,0 +17,8 +16,0 = 123,8 mm Odivelas
91,0 +16,0 +18,0 = 125,0 mm Loures
90,6 +18,4 +13,0 = 122,0 mm Lisboa

47,0 +12,8 +16,6 = 76,4 mm Cascais
64,0 +11,6 + 5,6 = 81,2 mm Oeiras
20,4 + 8,8 + 9,8 = 39,0 mm Montijo
15,2 + 9,0 + 6,6 = 30,8 mm Barreiro
41,8 +12,6 + 9,8 = 64,2 mm Seixal
32,2 +16,8 + 8,0 = 57,0 mm Moita
11,4 +23,6 +16,2 = 51,2 mm Palmela
14,8 +25,4 +17,2 = 57,4 mm Sesimbra
13,0 +28,0 +27,2 = 68,2 mm Setúbal

Pode dizer-se que o pólo do evento se localizou na bacia do Rio Trancão e na bacia praticamente toda urbanizada das ribeiras de Lisboa-cidade até Oeiras.

Boa noite,

mais 12,4 mm no dia de ontem, máxima de 18.1ºC e mínima de 13.1ºC.

@StormRic a nova estação de Santa Iria é minha, está instalada em melhores condições e em campo aberto, recebendo vento de todos os quadrantes, a antiga (Meteo SIAZOIA) já se encontra no mesmo local ainda faltando a instalação do anemómetro e do pluviómetro para o mesmo mastro, tenho reparado no excesso de umas décimas nas máximas em relação à nova estação, deixando-me a dúvida se será problema do RS da netatmo ou da construção do sensor externo ser em alumínio.

Mas para ser sincero, nada mau para os primeiros dias, tenho de continuar a comparar.

Tenho esperado algum tempo para anunciar a compra da estação, para ver como eram os resultados, mas já tem o selo de qualidade.

Última edição:
Boa noite,

mais 12,4 mm no dia de ontem, máxima de 18.1ºC e mínima de 13.1ºC.

@StormRic a nova estação de Santa Iria é minha, está instalada em melhores condições e em campo aberto, recebendo vento de todos os quadrantes, a antiga (Meteo SIAZOIA) já se encontra no mesmo local ainda faltando a instalação do anemómetro e do pluviómetro para o mesmo mastro, tenho reparado no excesso de umas décimas nas máximas em relação à nova estação, deixando-me a dúvida se será problema do RS da netatmo ou da construção do sensor externo ser em alumínio.

Mas para ser sincero, nada mau para os primeiros dias, tenho de continuar a comparar.

Tenho esperado algum tempo para anunciar a compra da estação, para ver como eram os resultados, mas já tem o selo de qualidade.

:) Eu calculava que teria que ser uma nova instalada por ti, a localização geográfica era a mesma.
Esta instalação está a dar bons resultados, especialmente na precipitação e vento.
Santa Iria está bem servida! Tenho pena de a estação aqui da Escola não ser acompanhada, a localização era muito boa mas o apoio do servidor e de quem olhe por ela deixa muito a desejar.

Dia excelente ontem por aqui, muito sol, e muito calor, com alguns desses fenómenos maravilhosos que são os arco iris...
É verdadeiramente impressionante a temperatura que esteve ontem considerando que estamos no mês de Dezembro, já ando farta de trocar de roupas (mais frescas, menos frescas, várias vezes) e atualmente voltei a andar com roupas de início de Outono e não de Inverno...o tempo está definitivamente louco!
Hoje acordámos por aqui com tudo nublado, mas não chove e a temperatura continua bem alta...
O que nos reserva o tempo para o resto do dia aqui para Lisboa e para o dia de amanha?

Anexos

• 20221209_110117.webp
    20221209_110117.webp
    238.1 KB · Visto: 38
Estado
Fechado para novas mensagens.