Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Entretanto já chove há algum tempinho, mas apenas com caráter fraquinho, para já. Acumulados irrelevantes até ao momento tendo em conta o previsto, abaixo de 2 mm nas estações em redor. :)

Boa tarde ao fórum. Depois de levantar o intenso nevoeiro da noite e madrugada, choveu fraco esta manhã aqui pelo Feijó, sensivelmente entre as 10h e as 11h30, acumulando no entanto apenas 0,7mm.

Por esta altura não chove, o céu encontra-se muito nublado e a clarear um pouco, e pelas imagens de satélite quase que se pode dizer que o grosso da instabilidade irá ficar toda no mar e também mais a sul. Esperemos que não. :)

Dados actuais: 14,2ºC, 92% HR, PA 1007,4hpa, e o vento sopra fraco a moderado de E/SE, trazendo por vezes aquele notório cheiro "azeitado" típico de quando o vento sopra desses quadrantes.

Pela zona Oeste lá vão caindo uns pingos que agora devem parar, nada de muita chuva até agora e não se avIzinha que nas próximas horas esse cenário mude com a expectável trégua da precipitação pelo menos até ao fim do dia/noite...mas o ar com a suave brisa corta mesmo (ou se calhar já estou a chocar alguma gripe :-(

Boa Tarde

Desde o final da manhã que têm caído alguns dispersos, mas para já sem acumulação e sem fazer poças.
O vento tem vindo a aumentar de intensidade, oriundo de S-SW.

As próximas horas prometem muita água. Venha ela, mas sem fazer estragos ;)

Extremos de ontem: 10,1ºC / 17,5ºC

Mínima de hoje: 10,2ºC
T. Atual: 15,3ºC
HR: 86%
Vento: S-SW / 2,2 Km/h

Boa tarde

A frente oclusa continua a progressão para norte originando a chuva fraca prevista (numa previsão anterior nada se esperava, pois era mostrada em dissipação):

xMfdLnA.jpg

O sistema frontal está a entrar pelo sudoeste, começando pela superfície frontal quente:
yAB6sYI.gif

Aqui pela RLC acumulados desde algumas décimas até 3 mm, em locais dispersos, típico de uma oclusão em fim de actividade.
No entanto, o encontro com zonas mais elevadas, ou sobre o oceano, está a produzir aumento da actividade.

Galamares (Sintra) tem o acumulado mais elevado das estações WU: 3,6 mm (na verdade, parece que de todas as estações mesmo).

Última edição:
Boa tarde

A frente oclusa continua a progressão para norte originando a chuva fraca prevista (numa previsão anterior nada se esperava, pois era mostrada em dissipação):

xMfdLnA.jpg

O sistema frontal está a entrar pelo sudoeste, começando pela superfície frontal quente:
yAB6sYI.gif

Aqui pela RLC acumulados desde algumas décimas até 3 mm, em locais dispersos, típico de uma oclusão em fim de actividade.
No entanto, o encontro com zonas mais elevadas, ou sobre o oceano, está a produzir aumento da actividade.

Galamares (Sintra) tem o acumulado mais elevado das estações WU: 3,6 mm (na verdade, parece que de todas as estações mesmo).
3.6mm não é demasiado pouco para o que se esperava do evento? Eu falo por mim onde pelo Montijo era esperado a volta dos 20mm e acho que nem 4mm choveu..

Estado
Fechado para novas mensagens.