Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É preciso chover meses para o polje de Minde inundar. Acho que só me lembro de uma vez o polje inundar casas e fechar ruas. O sistema calcario da serra é gigante.
Há fotografias no Intermache de Minde, nas escadas para o bar em cima com cheias em que atravessaram a rua que vai para a serra, de 1987 se não me engano.. Tenho 30 anos e não me lembro da última vez que encheu, muito menos chegar a estrada.. O que costuma encher é um lago que fica junto à serra que é onde vai desaguar o rio quando o chamado "olho" rebenta em mira de aire. É daí que vem a maior parte da água que enche a mata mas para isso acontecer, é preciso estarem a chover umas 2 a 3 semanas sem parar como na não acontece...

Montijo, 19° céu limpo para todas as vertentes... quem diria que depois de 60mm o dia ia parecer de primavera..

20221213_163022.webp

Bem, este dia histórico fez o acumulado mensal disparar para os actuais 194 mm .
Não tenho duvidas que acabarei o mês entre os 250mm - 300 mm, o que é uma brutalidade para esta região.
A massa de água da vertente sul da serra foi tão grande, que a ribeira da Malveira da Serra rompeu toda a duna do guincho e chegou ao mar, para quem conhece aquela zona mais ao detalhe percebe bem o quanto tem de chover para tal acontecer.
E não esquecendo que a referida ribeira tem um troço cársico onde perde naturalmente algum caudal. Dia impressionante.

Parece que finalmente parou a precipitação (para já).

Acumulado em 75,6 mm. O grosso da precipitação passou um pouco mais a leste/sul (Lisboa; Loures; Oeiras; etc.).

O mês de dezembro leva até ao momento 225,6 mm. :rain:

Estado
Fechado para novas mensagens.