Um pluviómetro que oscila mais com o vento regista mais precipitação ?
Curioso então a estação de Turismo do Algarve situado em Faro que penso estar no topo do edificio devia ter sempre mais precipitação do que os que estão junto ao terreno porque deve abanar ....
O que é certo é que nunca regista mais do que metade do valor real, vanha-se lá saber porquê ??
O Miguel estava-se a queixar e já na outra vez se queixou ....de 2 km acima estar chovendo bem mais ...
Eu estive analisando exaustivamente os dados da estação do Patação que está no máximo a 3 km da estação do Aeroporto, a nordeste do mesmo, por sinal uma zona bastante ventosa, e em janeiro apresentou nada mais nada menos do que 250% do valor de Faro.
Faro com 41 mm enquanto que Patacão o valor de 100 mm que me parece bastante exagerado. Será que aquele pluviómetro está bem preso.
Já agora valor bem acima de qualquer outra estação do Algarve ...
Que têm a dizer sobre isso ?
Não me querendo imiscuir muito na conversa, até porque não sou entendido na matéria (apenas observador), segundo o André, a estação de Caneças está abrigada e normalmente regista valores de vento relativamente baixos.
Certo é que hoje já leva 42,6mm (rajada máxima de hoje - 46,7 km/h).
Há que contextualizar a localização da estação de Caneças.
A região só por si já é das mais, se não a mais pluviosa da região de Lisboa.
966,3mm anuais, segundo a antiga estação do SNIRH (período 1980-2007) que se situava junto à Fonte Santa, Além.
Mas a estação Davis Vue de Caneças está provavelmente num lugar ligeiramente mais chuvoso, ainda que dista somente 1,5km, em linha recta, da antiga estação do SNIRH. E estejam ambas à mesma altitude.
Nunca houve nenhuma estação naquele exacto lugar. Mas não me admirava que a precipitação média anual ultrapassasse os 1000mm.
Vejamos o mapa:
A estação está encaixada a NE, a 270m de altitude, de um monte com 309m de altitude. Atrás, a serra florestada atinge os 340m de altitude e faz todo um arco em volta daquele monte. (O bairro chama-se mesmo Arco).
Isso explica o facto da estação, no lugar que está não atinja grandes valores de intensidade do vento. Se estivesse no topo do monte, os valores seriam bem diferentes.
Quando à precipitação. Todo aquele arco promove a precipitação abundante daquele lugar.
Não é por acaso que na base do arco e em volta do monte, tenham sido construídas as minas que alimentavam o aqueduto das águas livres que abasteceu durante muitas anos a cidade de Lisboa.
No mapa identifico 3 minas principais que dão a forma ao aqueduto, que posteriormente segue para Lisboa. Mas em volta do monte há mais minas que ligam a essas 3.
...antes do meu post em que referi que algumas estações podem registar mais precipitação em dias de vento forte e isso não é mentira nenhuma podem ver que era em resposta a postes anteriores sobre duvidas que estavam a ser levantadas sobre uma qualquer estação que não me recordo na região de Lisboa...
Bem para terminar esta confusão toda que para aqui vai se lerem bem antes do meu post em que referi que algumas estações podem registar mais precipitação em dias de vento forte e isso não é mentira nenhuma podem ver que era em resposta a postes anteriores sobre duvidas que estavam a ser levantadas sobre uma qualquer estação que não me recordo na região de Lisboa, se depois fui "atacado" por um certo membro é natural que tenha que levar com resposta se não gostou temos pena não atacasse antes nem lhe tivesse servido o capuz como foi o caso!
E agora voltando a coisas mais importantes!
De madrugada apenas choveu logo ao inicio acumulou 0,6mm a mínima foi de 12,7ºC
Agora céu muito nublado e estão 13,6ºC