Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Continua a acumular, 37,8mm e 29km/h registados nos últimos 20 minutos... bastante vento.

A chuva deu umas tréguas por aqui, uma tarde/noite bastante tempestuosa com chuva quase sempre forte e vento forte a acompanhar. Está tudo mais calmo neste momento sem chuva e 13,2ºC.

O acumulado de ontem ficou-se nos 10 mm, esperava mais.
________

Entretanto o vento rodou para NO, e a temperatura desceu para os actuais 11,0ºC.

Um pluviómetro que oscila mais com o vento regista mais precipitação ?

Curioso então a estação de Turismo do Algarve situado em Faro que penso estar no topo do edificio devia ter sempre mais precipitação do que os que estão junto ao terreno porque deve abanar ....
O que é certo é que nunca regista mais do que metade do valor real, vanha-se lá saber porquê ??

O Miguel estava-se a queixar e já na outra vez se queixou ....de 2 km acima estar chovendo bem mais ...
Eu estive analisando exaustivamente os dados da estação do Patação que está no máximo a 3 km da estação do Aeroporto, a nordeste do mesmo, por sinal uma zona bastante ventosa, e em janeiro apresentou nada mais nada menos do que 250% do valor de Faro.

Faro com 41 mm enquanto que Patacão o valor de 100 mm que me parece bastante exagerado. Será que aquele pluviómetro está bem preso.
Já agora valor bem acima de qualquer outra estação do Algarve ...

Que têm a dizer sobre isso ?

Um pluviómetro que oscila mais com o vento regista mais precipitação ?

Curioso então a estação de Turismo do Algarve situado em Faro que penso estar no topo do edificio devia ter sempre mais precipitação do que os que estão junto ao terreno porque deve abanar ....
O que é certo é que nunca regista mais do que metade do valor real, vanha-se lá saber porquê ??

O Miguel estava-se a queixar e já na outra vez se queixou ....de 2 km acima estar chovendo bem mais ...
Eu estive analisando exaustivamente os dados da estação do Patação que está no máximo a 3 km da estação do Aeroporto, a nordeste do mesmo, por sinal uma zona bastante ventosa, e em janeiro apresentou nada mais nada menos do que 250% do valor de Faro.

Faro com 41 mm enquanto que Patacão o valor de 100 mm que me parece bastante exagerado. Será que aquele pluviómetro está bem preso.
Já agora valor bem acima de qualquer outra estação do Algarve ...

Que têm a dizer sobre isso ?

Não sei se sabes como é feita a contagem da precipitação.

Vídeo de exemplo:

Se um dos sensores das conchas estiver sem contacto, a precipitação contada será metade.
Se o pluviometro estiver mal preso e baloiçar com o vento, o abanar do instrumento, vai fazer com que as conchas no interior abanem e por isso conte precipitação inexistente. Mas isso é fácil identificação.
Se o pluviometro contar precipitação em dias de muito vento, e sem chuva, está explicado o problema. Ou se numa hora de forte vento, o mesmo conte muita precipitação sem que ela tenha ocorrido.

Portanto, o pluviometro até pode estar na serra da Estrela a levar com rajadas constantes de 120km/h. Desde que esteja bem preso, só conta aquilo que lá cai dentro.

Quando ao caso específico, duvido dos 41mm de Faro. Onde os foste encontrar?

Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: CptRena e Teles
Sempre mantive uma postura certa no fórum no que diz respeito aos dados que posto. Tenho feito os possíveis para ter a estação meteorológica a registar os dados o mais fiáveis possível, desde mantê-la segura até à construção de um Radiation Shield que, extraordinariamente, tem-se demonstrar impecável e os valores que registo de temperatura são muito bons e nunca tive dúvidas disso, nem nunca fui chamado a atenção pelos valores que posto aqui no fórum.

Quanto aos 37,8mm registados ontem, sim, acredito na veracidade do valor e rejeito a possibilidade do valor ser um absurdo porque o pluviometro "abana" só porque há vento, até porque existem estações que efectivamente registam "precipitação" porque abanam devido ao vento, e tal como o André disse, isso é bem evidente em dias de bom tempo e muito vento ou mesmo que chova, os valores sejam mesmo muito superiores.

Já aqui apresentei alguns gráficos dos meus dados, mas após uma pesquisa mais exaustiva, encontrei este gráfico do dia 15 de Maio.

lrkcXtx.gif
[/IMG]

Registei uma rajada de 52,6m/h e mais umas quantas superiores a 45km/h no dia 15 de Maio, alguém vê registo de precipitação nesse dia, devido ao vento? E no entanto ontem, apenas registei uma rajada máxima de 50km/h.
Epah, é que lá porque alguém esperava mais chuva e ficou desiludido com o valor registado pela própria estação, não implica que os outros tenham de ter valores iguais ou inferiores.
Posso-me estar a tornar chato com isto mas apenas quero sublinhar que não ando a brincar às estações e não ando aqui a brincar com ninguém ou a dar uns "arranjos" nos valores só para os ter superiores aos outros.

• Gosto
Reactions: rbsmr e CptRena
Não me querendo imiscuir muito na conversa, até porque não sou entendido na matéria (apenas observador), segundo o André, a estação de Caneças está abrigada e normalmente regista valores de vento relativamente baixos.

Certo é que hoje já leva 42,6mm (rajada máxima de hoje - 46,7 km/h).

Há que contextualizar a localização da estação de Caneças.
A região só por si já é das mais, se não a mais pluviosa da região de Lisboa.
966,3mm anuais, segundo a antiga estação do SNIRH (período 1980-2007) que se situava junto à Fonte Santa, Além.

Mas a estação Davis Vue de Caneças está provavelmente num lugar ligeiramente mais chuvoso, ainda que dista somente 1,5km, em linha recta, da antiga estação do SNIRH. E estejam ambas à mesma altitude.
Nunca houve nenhuma estação naquele exacto lugar. Mas não me admirava que a precipitação média anual ultrapassasse os 1000mm.

Vejamos o mapa:

drkEMia.png

A estação está encaixada a NE, a 270m de altitude, de um monte com 309m de altitude. Atrás, a serra florestada atinge os 340m de altitude e faz todo um arco em volta daquele monte. (O bairro chama-se mesmo Arco).
Isso explica o facto da estação, no lugar que está não atinja grandes valores de intensidade do vento. Se estivesse no topo do monte, os valores seriam bem diferentes.

Quando à precipitação. Todo aquele arco promove a precipitação abundante daquele lugar.
Não é por acaso que na base do arco e em volta do monte, tenham sido construídas as minas que alimentavam o aqueduto das águas livres que abasteceu durante muitas anos a cidade de Lisboa.

No mapa identifico 3 minas principais que dão a forma ao aqueduto, que posteriormente segue para Lisboa. Mas em volta do monte há mais minas que ligam a essas 3.

Bons dias!

Só agora é que vi as dúvidas que se levantaram em relação aos dados registados de precipitação pela estação do nosso colega GEIRAS.

O que eu posso dizer, embora eu não tenha uma estação que registe dados de precipitação, é que de facto aqui nesta região choveu muito ontem à noite entre as 18h30m e as 24h e sempre acompanhado de bastante vento.

Vivo aqui em Cabanas faz 2 anos, e desloco-me frequentemente à Quinta do Conde, a Azeitão e a Setúbal. Tenho uma noção das diferenças que existem nas temperaturas e na precipitação que ocorre nesta região.
Posso de uma forma empírica dizer que quando ocorre precipitação de SW, Setúbal regista mais precipitação, quando é de N/NW quem tais mais precipitação é a estação da Moita, isto tudo só para dizer que o tal acumulado pela estação do Geiras é bastante plausível, basta ver as imagens de radar do ipma. Existiram sempre diferenças nos registos das estações mesmo com distâncias inferiores a 3 Km.
Por exemplo, eu aqui em Cabanas estou protegido da chuva quando ela é de Sul devido à Serra da Arrabida.

Há que contextualizar a localização da estação de Caneças.
A região só por si já é das mais, se não a mais pluviosa da região de Lisboa.
966,3mm anuais, segundo a antiga estação do SNIRH (período 1980-2007) que se situava junto à Fonte Santa, Além.

Mas a estação Davis Vue de Caneças está provavelmente num lugar ligeiramente mais chuvoso, ainda que dista somente 1,5km, em linha recta, da antiga estação do SNIRH. E estejam ambas à mesma altitude.
Nunca houve nenhuma estação naquele exacto lugar. Mas não me admirava que a precipitação média anual ultrapassasse os 1000mm.

Vejamos o mapa:

drkEMia.png

A estação está encaixada a NE, a 270m de altitude, de um monte com 309m de altitude. Atrás, a serra florestada atinge os 340m de altitude e faz todo um arco em volta daquele monte. (O bairro chama-se mesmo Arco).
Isso explica o facto da estação, no lugar que está não atinja grandes valores de intensidade do vento. Se estivesse no topo do monte, os valores seriam bem diferentes.

Quando à precipitação. Todo aquele arco promove a precipitação abundante daquele lugar.
Não é por acaso que na base do arco e em volta do monte, tenham sido construídas as minas que alimentavam o aqueduto das águas livres que abasteceu durante muitas anos a cidade de Lisboa.

No mapa identifico 3 minas principais que dão a forma ao aqueduto, que posteriormente segue para Lisboa. Mas em volta do monte há mais minas que ligam a essas 3.

Obrigado André.

Duas pequenas correções:
- A terrinha chama-se Lugar D'Além, e não apenas Além.
- O que deu nome ao bairro do Arco Maria Teresa foi o arco que passa sob o aqueduto (vindo da BP), que era inicialmente o unico acesso ao bairro.

;)

Bem para terminar esta confusão toda que para aqui vai se lerem bem antes do meu post em que referi que algumas estações podem registar mais precipitação em dias de vento forte e isso não é mentira nenhuma podem ver que era em resposta a postes anteriores sobre duvidas que estavam a ser levantadas sobre uma qualquer estação que não me recordo na região de Lisboa, se depois fui "atacado" por um certo membro é natural que tenha que levar com resposta se não gostou temos pena não atacasse antes nem lhe tivesse servido o capuz como foi o caso!

E agora voltando a coisas mais importantes!
De madrugada apenas choveu logo ao inicio acumulou 0,6mm a mínima foi de 12,7ºC

Agora céu muito nublado e estão 13,6ºC

...antes do meu post em que referi que algumas estações podem registar mais precipitação em dias de vento forte e isso não é mentira nenhuma podem ver que era em resposta a postes anteriores sobre duvidas que estavam a ser levantadas sobre uma qualquer estação que não me recordo na região de Lisboa...

Sim, estranhei os valores de precipitação desta estação da zona de Torres Vedras, então questionei.

Estação: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILISBOAL12&month=2&day=4&year=2014

Portanto, é uma uma estação com má leitura no se refere à precipitação.
Assunto encerrado. :thumbsup:

Bem para terminar esta confusão toda que para aqui vai se lerem bem antes do meu post em que referi que algumas estações podem registar mais precipitação em dias de vento forte e isso não é mentira nenhuma podem ver que era em resposta a postes anteriores sobre duvidas que estavam a ser levantadas sobre uma qualquer estação que não me recordo na região de Lisboa, se depois fui "atacado" por um certo membro é natural que tenha que levar com resposta se não gostou temos pena não atacasse antes nem lhe tivesse servido o capuz como foi o caso!

E agora voltando a coisas mais importantes!
De madrugada apenas choveu logo ao inicio acumulou 0,6mm a mínima foi de 12,7ºC

Agora céu muito nublado e estão 13,6ºC

Bons dias Miguel!

Eu não estou a defender nínguem nem a atacar nínguem, apenas a tentar ajudar a perceber o porquê de algumas diferenças nos registos de precipitação aqui na região.
As dúvidas que levantas-te em relação à influência do vento no registo de precipitação são salutares, visto que certamente algumas estações amadoras poderão não ter o pluviometro devidamente fixado.
Nunca visitei a tua estação nem a do geiras, para ter uma melhor ideia da fixação e influencia dos registos.

Voltando ao ON-TOPIC, por aqui temperatura actual de +12,8ºC, vento fraco, céu nublado.