Por aqui o dia acordou com sol, e com vento moderado a forte, que teima em não se ir embora de vez.
Se não fosse o vento desconfortável diria que estava um belo dia.
mínima: 7.5ºC
actual: 14ºC(com o auriol bem abrigado)
Ontem estive por Santa Cruz à hora de almoço, e na marginal, virado para o mar, um grande vendaval.
Mar com espumas até ao horizonte, e placas de trânsito quase dobradas, e ramos por todo o lado. Dia invernal à séria.
dei uma volta por aqui em Lisboa e viu se um pouco do que o vento andou a fazer ontem, reparei em muitos raminhos espalhados, aqui na minha rua estão uns trabalhadores a cortar aos bocados uma árvore de porte médio/grande deve ter caido e depois vê se árvores de porte pequenas também no chão como por exemplo esta:
Bom dia, por aqui o vento também ainda não deu tréguas e continua forte com rajadas bem intensas. Já caíram alguns aguaceiros de manha mas agora tirando o vento está tudo mais calmo. A temperatura está nos 12,4ºC conto em bater a mínima da minha estação já na próxima madrugada.
Rajadas bem violentas aqui junto à Baia de Cascais, partiu-se uma janela qualquer, pois ouvi vidros a partirem-se e de seguida vi a esvoaçarem nos telhados.
Eu a pensar que o dia ia ser mais calmo, mal saio de casa quase que voou! O vento esteve traiçoeiro a madrugada toda mas parece que piorou a esta hora. Rajadas de 70 kmh repetidas e máxima de 75kmh.
Entretanto, a ribeira das vinhas(Cascais) leva bastante água, claramente maior caudal deste inverno, os 75 mm de precipitação caídos no sopé do flanco este da serra, só podia resultar em muita água na ribeira.
A montante, a ribeira deve levar muito mais água, fruto da ausencia de desvios/aproveitamento por partes dos agricultores.
A barragem da mula deve ter subido um bocado, a 3 fevereiro estava a uma cota 9,3 metros, quarta-feira provalvelmente dou uma volta por lá.