Reportorio
Cumulus
Por Alverca um vento diabólico. Agora Sol!
De manhã umas células ainda invadiram a zona.
De manhã umas células ainda invadiram a zona.
É estranho! Só nós é que reportámos aqui no fórum...
Pena ninguém ter filmado a descarregar deve ser uma coisa fantástica mas compreendo o risco só de drone e que era possível, as outras devem estar na mesma tenho uma mesmo a frente aqui da aldeia mas ainda não deve dar para la ir ver aquilo e só agua pelos campos do mondego.Lá se foi a estrada... outra vez..
"Estrada Choupal - Montemor (Estrada do Campo) junto ao Sifão no. 2 está neste estado.
Imagem Acácio Monteiro"
![]()
E ontem ( Domingo ) lá fui até aos locais do costume de tarde, mas de manhã ainda dei um saltinho aqui perto, a Montemor, junto ao marco geodésico onde até tem uma vista deslumbrante, e registei 50,8 km/h nuns breves minutos,
alguns aguaceiros a iniciar a tarde e antes de sair pelas 14:28 h tinha 9,0º C e chovia,
rumo a marginal, onde o mar ainda estava calmo para esta zona, uma paragem em Carcavelos e aguaceiros pelo caminho
![]()
rumo a serra de Sintra em direcção a Peninha onde havia alguns poucos ramos partidos pela estrada, e vento ?, claro bem forte, desta vez preparei-me para o "evento", escadaria acima e vendaval infernal,
bem tenho de postar esta imagem, pois bati o record, e seguramente foi bem mais, pois não arrisquei ir a outro lado do edifício,
![]()
a temperatura chegou aos 7,9º C a mais baixa que já registei, o windchill chegou quase aos -5º C,
já agora e tanto se "fala" deste local, vou colocar umas fotos para se ver como se consegue estar nestas condições, porque num espaço aberto a estas velocidades de vento tal não seria possível,
ao lado da porta um dos locais onde já fiz algumas medições,
![]()
este outro local de poiso, e foi nele que fiz estas medições,
![]()
umas vistas daqui de cima,
![]()
![]()
ao chegar ao Guincho estava cortada a estrada possivelmente devido a invasão de areia em alguns locais, parei junto a Cresmina e fiz o passadiço até ao Guincho, onde registei 75,1 km/h, e algum banho de agua salgada,
![]()
![]()
depois disto rumei a Cascais onde apanhei granizo, e novamente rumo ao Guincho na esperança de já estar aberta a estrada, paragem antes do Raso,
![]()
no cabo Raso apanhei novamente chuvada e granizo e muito vento por precaução parei perto do edifício, tenho algumas filmagens talvez mais tarde as coloque,
na praia do Abano registei 55,5 km/h,
na Pirolita 41,8 km/h,
no cabo da Roca 89,8 km/h apenas junto a entrada de alcatrão para o obelisco ao lado da cerca de madeira para me agarrar,
praia Pequena 65,5 km/h, e uma imagem,
![]()
e perto da praia da Aguda 66,0 km/h e um pouco mais tarde e já dentro do jipe e apenas com a mão de fora, uns 80,0 km/h,
hora de rumar a casa, apanhei alguns aguaceiros, mas poucos,
e por aqui tem caído alguns e tem estado algum vento, aparentemente a aumentar de intensidade,
por agora esta 8,1º C e 80% Hr, apesar de já ter chegado aos 7,7º C e 77% Hr.
um video do evento,
Agora vai ser uma problema para arranjarem a estrada. Quase todas essas estradas do campo estão sob jurisdição da APA, por isso lá para o dia 31 de Fevereiro deve estar arranjada.Pena ninguém ter filmado a descarregar deve ser uma coisa fantástica mas compreendo o risco só de drone e que era possível, as outras devem estar na mesma tenho uma mesmo a frente aqui da aldeia mas ainda não deve dar para la ir ver aquilo e só agua pelos campos do mondego.