Várias estradas com trânsito condicionado no distrito de Santarém
Várias estradas do distrito de Santarém estão condicionadas ao trânsito devido a lençóis de água e, em alguns casos, a quedas de muros ou árvores, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, a estrada nacional 3 está interrompida junto à Torre do Bispo (Santarém), devido a um grande lençol de água, estando os bombeiros no local a bombear a água para que a circulação seja retomada.
Também na EN3, a queda de um muro à entrada da Póvoa de Santarém está a condicionar a circulação, o mesmo acontecendo junto a Rio de Moinhos, Amoreira (Abrantes) e na nacional 118, junto à Central Termoelétrica do Pego e entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal. A fonte adiantou que, além dos lençóis de água, nas últimashoras registaram-se algumas quedas de árvores, já resolvidas, e quedas de muros que, contudo, não impedem a circulação.
O vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da proteção civil, António Valente, disse à Lusa que, dadas as inúmeras situações existentes no concelho, tem sido difícil sinalizar todos os condicionamentos. "Apelo, por isso, aos automobilistas para redobrarem os cuidados, para que não haja situações mais complicadas", afirmou. Segundo disse, entre as dezenas de situações registadas no concelho, estão, nomeadamente, a interrupção da EN3 na Torre do Bispo e condicionamentos em vários pontos da estrada do campo, da que liga a Ribeira de Santarém a Alcanhões, no Vale de Santarém, na Azóia de Baixo, na saída da ponte Salgueiro Maia para a circular urbana.
Registaram-se ainda várias inundações em casas e instalações públicas, como na biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira, adiantou.
dnoticias.pt
Idoso em cadeira de rodas retirado de habitação inundada em Torres Vedras
Um idoso em cadeira de rodas teve de ser hoje retirado pelos bombeiros da sua habitação na freguesia de São Pedro da Cadeira, Torres Vedras, na sequência de inundações provocadas pela chuva intensa, segundo os bombeiros. “A água entrou dentro da casa e, como não havia condições de habitabilidade, o senhor vai pernoitar no Lar da Santa Casa da Misericórdia, na localidade do Sarge”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Fernando Barão.
O mau tempo deixou hoje cortadas ao trânsito várias estradas municipais nos concelhos de Alenquer e Torres Vedras devido à existência de lençóis de água provocados pela chuva intensa, disseram à Lusa fontes da GNR. Em Alenquer, a estrada municipal que atravessa a localidade de Abrigada está cortada, o mesmo se passa em Mafra nas localidades de Santo Isidoro e São Julião. Já em Torres Vedras estão igualmente intransitáveis as estradas municipais nas localidades do Varatojo, Pedra, Bonabal e Vila Facaia e a que liga Estrada Nacional 9 a Fonte Grada.
Ainda no concelho de Torres Vedras, uma outra estrada na zona de A-dos-Cunhados está também cortada junto a uma ponte, assim como as estradas municipais nas localidades de Azenha Velha e Soltaria, ambas pertencentes à freguesia de São Pedro da Cadeira. A Estrada Nacional 9, na zona do Paúl, chegou a reabrir à circulação, mas voltou a estar cortada no sentido Santa Cruz-Torres Vedras.
PÚBLICO
Por causa da chuva que caiu esta tarde com intensidade, fazendo transbordar o Rio Sorraia, há nesta altura quatro estradas submersas no concelho de Coruche. Entre as vias agora cortadas ao trânsito estão a Nacional 114, nas zonas da Amieira e do Rebolo, e a Nacional 119, que liga Coruche a Santo Estêvão.
Renascença