Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2011

Houve alguns periodos mais intensos, mas acho que dentro da normalidade para a época em que estamos.Ainda assim cairam em muitos locais 10/15mm
em pouco tempo,em menos de 30 minutos em muitos casos.
Normal que tenha havido pequenas inundaçoes nessas situaçoes :thumbsup:

Destacam-se das 20h as 21H as seguintes estaçoes

Almada 12,4mm
Barreiro 10,8mm
Lisboa-Gago Coutinho 5,9mm
 
Várias estradas com trânsito condicionado no distrito de Santarém

Várias estradas do distrito de Santarém estão condicionadas ao trânsito devido a lençóis de água e, em alguns casos, a quedas de muros ou árvores, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, a estrada nacional 3 está interrompida junto à Torre do Bispo (Santarém), devido a um grande lençol de água, estando os bombeiros no local a bombear a água para que a circulação seja retomada.
Também na EN3, a queda de um muro à entrada da Póvoa de Santarém está a condicionar a circulação, o mesmo acontecendo junto a Rio de Moinhos, Amoreira (Abrantes) e na nacional 118, junto à Central Termoelétrica do Pego e entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal. A fonte adiantou que, além dos lençóis de água, nas últimashoras registaram-se algumas quedas de árvores, já resolvidas, e quedas de muros que, contudo, não impedem a circulação.
O vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da proteção civil, António Valente, disse à Lusa que, dadas as inúmeras situações existentes no concelho, tem sido difícil sinalizar todos os condicionamentos. "Apelo, por isso, aos automobilistas para redobrarem os cuidados, para que não haja situações mais complicadas", afirmou. Segundo disse, entre as dezenas de situações registadas no concelho, estão, nomeadamente, a interrupção da EN3 na Torre do Bispo e condicionamentos em vários pontos da estrada do campo, da que liga a Ribeira de Santarém a Alcanhões, no Vale de Santarém, na Azóia de Baixo, na saída da ponte Salgueiro Maia para a circular urbana.
Registaram-se ainda várias inundações em casas e instalações públicas, como na biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira, adiantou.

dnoticias.pt

Idoso em cadeira de rodas retirado de habitação inundada em Torres Vedras

Um idoso em cadeira de rodas teve de ser hoje retirado pelos bombeiros da sua habitação na freguesia de São Pedro da Cadeira, Torres Vedras, na sequência de inundações provocadas pela chuva intensa, segundo os bombeiros. “A água entrou dentro da casa e, como não havia condições de habitabilidade, o senhor vai pernoitar no Lar da Santa Casa da Misericórdia, na localidade do Sarge”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Fernando Barão.
O mau tempo deixou hoje cortadas ao trânsito várias estradas municipais nos concelhos de Alenquer e Torres Vedras devido à existência de lençóis de água provocados pela chuva intensa, disseram à Lusa fontes da GNR. Em Alenquer, a estrada municipal que atravessa a localidade de Abrigada está cortada, o mesmo se passa em Mafra nas localidades de Santo Isidoro e São Julião. Já em Torres Vedras estão igualmente intransitáveis as estradas municipais nas localidades do Varatojo, Pedra, Bonabal e Vila Facaia e a que liga Estrada Nacional 9 a Fonte Grada.
Ainda no concelho de Torres Vedras, uma outra estrada na zona de A-dos-Cunhados está também cortada junto a uma ponte, assim como as estradas municipais nas localidades de Azenha Velha e Soltaria, ambas pertencentes à freguesia de São Pedro da Cadeira. A Estrada Nacional 9, na zona do Paúl, chegou a reabrir à circulação, mas voltou a estar cortada no sentido Santa Cruz-Torres Vedras.

PÚBLICO

Por causa da chuva que caiu esta tarde com intensidade, fazendo transbordar o Rio Sorraia, há nesta altura quatro estradas submersas no concelho de Coruche. Entre as vias agora cortadas ao trânsito estão a Nacional 114, nas zonas da Amieira e do Rebolo, e a Nacional 119, que liga Coruche a Santo Estêvão.

Renascença
 
Só porque está a acumular precipitações de 10 e 12 mm, respectivamente, nas últimas horas?
Meu caro, então é os 22.7 mm de Ansião, em apenas 1 h. (ver aqui)
E os impressionantes valores que o Minho teve durante todo o dia (ver aqui)

Eu sei, perfeitamente, que está a ocorrer fortes precipitações e muito repentinas. Mas dizer que Santarém a cidade mais afectada, é um bocado descabido, não? ;)

Não sei se é a mais afectada!! mas que com a forte chuvada que caiu durante varias horas caiu bem mais de 10 mm apesar de o meu pulvímetro não estar a transmitir! mas a Ribeira de Perofilho está a correr bem fora do leito cortando estradas municipais!!:surprise::surprise:
 
Também meteu água, meu caro! Que eu saiba Ansião pertence a este tópico. :D
Com toda a razao. Tava me a referir ao Minho, viana do castelo que foi referenciado pelo user ao qual respondi. Como disse tambem que certamente haveria mais localidades no litoral centro a atingir acumulaçoes superiores a santarem. Peço desculpa por qualquer mal entendido.
 
Rio Sizandro ja galgou as margens perto de Torres Vedras (Estrada Torres Vedras/Santa Cruz).
Caudal continua a subir e perto de galgar as margens na cidade.
Maré cheia ás 4.00 horas da madrugada.
Preve-se nova tromba de água por volta dessa hora, assim como se prevê agravamento da situação e cheias na cidade.
 
Rio Sizandro ja galgou as margens perto de Torres Vedras (Estrada Torres Vedras/Santa Cruz).
Caudal continua a subir e perto de galgar as margens na cidade.
Maré cheia ás 4.00 horas da madrugada.
Preve-se nova tromba de água por volta dessa hora, assim como se prevê agravamento da situação e cheias na cidade.

A frente já lá vai nem sequer tem pós frontal por isso nas próximas horas não vai chover nada por ai alem! amanha a mais principalmente de tarde...
 
Extremos de ontem:

semttulozpc.png
 
Por aqui entre as 19h e as 20h foi um festival de Chuva forte, vento e Trovoada (algumas bem fortes).:rain::rain::D