Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2011

A entrada de nebulosidade instável está neste momento a originar aguaceiros e trovoadas no litoral oeste (entre Peniche e a Figueira da Foz). Vento moderado durante os aguaceiros, que podem ser de granizo.
Provavelmente estas células deverão perder actividade à medida que fazem o percurso por superfície emersa, uma vez que deixam de estar alimentadas de vapor de água procedente do Atlântico...

ImapWeather

Confirmo! Sequencia de 6 trovoes com varios relampagos mesmo aqui!
Temp. Actual: 2.5º Impressionante! Esteve antes deste aguaceiro nos 1.5º
De momento, chuva fraca.
Sera de esperar mais alguma coisa para aqui?

Depende da precipitação, é seguir o satélite http://sat24.com/sp
Dá ideia que é por muito pouco que não tem neve visto que são aguaceiros que arrastam frio de altura.

Confirmo! Sequencia de 6 trovoes com varios relampagos mesmo aqui!
Temp. Actual: 2.5º Impressionante! Esteve antes deste aguaceiro nos 1.5º
De momento, chuva fraca.
Sera de esperar mais alguma coisa para aqui?

Muito interessante o tempo por ai ;)
Mesmo que não neve,é sem duvida excelente trovoada,chuva e 2,5ºC por ai!!

Oeiras vai nos 7,4º.

Temos uma janela de opurtunidade aberta até cerca das 12z...teremos forçamento vertical devido á entrada do nucleo frio em altura e á passagem do eixo do cavado ( -30 a -33 de T500, e até -2/-3 na T850).

Poderão ocorrer alguns aguaceiros de neve em locais da zona oeste, onde haverá tambem alguma humidade maritima nos niveis baixos a forneçer energia á linha de instabilidade...qualquer celula mais forte poderá portanto gerar um fluxo frio descendente que baixe a cota até aos 300-400m:)

Depois das 12z não haverá tanto forçamento vertical, mas o gradiente termico deverá manter o regime de aguaceiros...mas infelizmente teremos tambem mais calor nos niveis baixos...:sad:

Aqui na minha zona so chove ainda nao parou à umas 2 horas mas so ouvi aquele trovao. a temperatura é que está bastante mais alta. no meu parapeito marca 6,1ºC mas mesmo em espaço aberto duvido que esteja menos. na serra é provavel que esteja a nevar. alguem confirma?

Temos uma janela de opurtunidade aberta até cerca das 12z...teremos forçamento vertical devido á entrada do nucleo frio em altura e á passagem do eixo do cavado ( -30 a -33 de T500, e até -2/-3 na T850).

Poderão ocorrer alguns aguaceiros de neve em locais da zona oeste, onde haverá tambem alguma humidade maritima nos niveis baixos a forneçer energia á linha de instabilidade...qualquer celula mais forte poderá portanto gerar um fluxo frio descendente que baixe a cota até aos 300-400m:)

Depois das 12z não haverá tanto forçamento vertical, mas o gradiente termico deverá manter o regime de aguaceiros...mas infelizmente teremos tambem mais calor nos niveis baixos...:sad:

No meu ver nunca poderá passar de uns aguaceiros com granizo.

No meu ver nunca poderá passar de uns aguaceiros com granizo.

Neve é muito provável que não, mas estava a recordar-me das datas de 29 Janeiro 2006 e de 28 Janeiro 2007, e como hoje é 30 Janeiro, não devia haver duas sem três :D

Mas a Janeiro de 2006 foi diferente, um núcleo muito mais activo. Para recordar:

2006012912.gif

2006012912.jpg