Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

estação de meteorológica de Sintra, onde não havia nevoeiro, era de 14ºC.

Alguém conhece esta estação, supostamente do IPMA?
OyG5SqT.jpg

O concelho de Sintra, sequer, não tem neste momento qualquer estação do IPMA cujos registos sejam publicados. Este comunicado do IPMA vai para os "tesourinhos deprimentes"...

Última edição:
Última edição:
Dia singular por aqui, a máxima que registei de foi 7.6ºC (possivelmente foi mais baixa não tenho RS).

Não estou acostumado a máximas inferiores a 8ºC por estas paragens! :cold:

Por agora registo apenas 3.3ºC, vai continuar a descer, ou vai estabilizar? Logo veremos! :)

Imagens do poente que permitem avaliar a densidade da neblina que bloqueou de forma gradual a visão do ocaso, não se conseguindo vislumbrar o horizonte marítimo.

A presença das faixas de nuvens altas também ajudou a diminuir o brilho do sol. Um sun dog fino do lado direito:
tBkTBgv.jpg

Zonamento colorido do disco solar. Permitiu observar as manchas solares sem recurso a filtros artificiais.
mmKf2sr.jpg

Dissolução final sem distinção do horizonte:
ksIDKgT.jpg

Boas,

De facto esta madrugada promete, por isso mesmo fui colocar o sensor no Pisão, às 19 horas seguia nos 3,5ºC, acredito numa minima a volta dos -2ºC/ -3ºC vamos ver.
____

T.actual: 7,0ºC

Sem dúvida um dia único, até mal consigo escrever este post com o frio!
Pelo meu grande espanto acordei e às 9h já estava na rua com um nevoeiro muito pouco denso, visibilidade de uns 500m em Belas. Cheguei à Amadora e intensificou-se e ainda me surpreendi mais quando às 11h estava nevoeiro cerrado uns 100m de visibilidade e uns fantásticos 4ºC, sendo o Real Feel de -2ºC!

Parece que a noite trocou com o dia! Máxima de apenas 8,4ºC fazendo um dos recordes de máxima mais baixa de sempre.
Falhou a máxima por -6 graus, algo muito raro na Amadora. Como é obvio eles não esperavam este nevoeiro, é compreensível.

Imagens fantásticas do nevoeiro aqui! Sem dúvida que é um dia para recordar! Mais uma coisa o vento podia ser fraco mas uma pequena brisa quase nos congelava já que a temperatura do vento parecia a de uma arca congeladora.:cold::cold::cold:

Se calhar este arrefecimento vai nos proporcionar uma minima ainda mais baixa esta noite, já que só agora quase às 20h já vou com 5ºC, algo raro. Esperemos que a temp. não se lembre de subir à noite...

• Gosto
Reactions: StormRic