Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

7,4ºC
Como estará o topo da serra por esta altura. :cold:

O vento lá em cima deve dar uma intensa sensação de frio.

Off-topic:
Temos de fazer uma petição para reinstalarem a EMA na Pena. Não percebo, puseram tudo no Palácio, só falta um supermercado, mas a estação foi desactivada. Têm lá sempre pessoal até para cuidar, já fizeram montes de obras e "melhoramentos", não custava nada o IPMA ter pedido à Parques de Sintra que gastassem uma ninharia para pôr a estação a funcionar. Se calhar a Parques de Sintra não está interessada em que os visitantes saibam como lá em cima é ventoso e frio... :lol:

A Torre marca -6.4º mas a sentida deve ser bem pior, pois o anemometro ja deve estar congelado ;)

Referia-me à serra de Sintra, quanto à serra da Estrela, preve-se uma bela minima.
Meteograma ECMWF

25f3xow.png

Previsão de aguaceiros fracos cof cof foram todos moderados a fortes :lol:

Desde que acordei que conto 10 aguaceiros moderados a fortes, ultimo foi agora às 19h45 bastante forte mas durou pouco. Só vi granizo 2 vezes, às 8h e às 10h.
Trovoada nem ouvi. Sensação térmica de frio estava a dar cabo de nós, enquanto estavam 10ºC pareciam uns 5ºC e o vento forte não ajudava.

Máxima: 11,5ºC - Mais uma maxima muito baixa!
Mínima: 7,5ºC e continua a descer
Rajada mais forte: 75,6 km/h
Acumulado de hoje: 5mm
Pressão: 1025 hPa

Pressão a subir apressadamente para depois descer já amanhã repentinamente, aproveitem mais uma horas de céu limpo que às 17h o céu cai!

• Gosto
Reactions: StormRic
:thumbsup: Boa! Quantos milímetros? Parecem-me 2 a 4 mm. Algumas maiores talvez, mas não chegam a 1cm.

Sim, 2 a 4 mm em média, não excluíndo uma ou outra um pouco maior na altura da queda, visto que a foto foi tirada já no término do aguaceiro, dando algum tempo para haver derretimento da camada exterior.

---

Temperatura em queda, 6,7ºC e 78% de humidade. :)

Nesta altura os aguaceiros estão restritos ao mar e litoral da região oeste assim como no Algarve e Alentejo sul interior.

Boas células a aproximarem-se de Peniche:
wcx2x21.jpg
E foi! Caiu um forte aguaceiro por volta das 18h20. Eu estava dentro do carro e fez muito barulho. Devia ter algum granizo à mistura, no início da chuvada.

• Gosto
Sigo com 6,1ºC pelo Cacém.

• Gosto