Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

Neste momento em Carcavelos é possível ver alguns cirrus que passam a grande velocidade para sul, levados pelo forte jet ao nível dos 300 hPa.
Cumulus dispersos ainda seguem o percurso para sul-sueste, com grandes células no horizonte a sudoeste, bem longe. (observações feitas com sequência de fotos em longa exposição)

:D

Mas de pouca dura não é? O vento deve estar a enfraquecer, a preparar a passagem da crista anticiclónica para então depois começar a aumentar e muito, já de sul pelo fim da manhã.
Pois. Passou rápido! O vento tinha acalmado e com o aguaceiro voltou a intensificar, mas mal parou a chuva o vento voltou a acalmar.

• Gosto
Reactions: StormRic
E ontem ( sexta feira ) na expectativa de ver alguma coisa de jeito dado que estávamos em tempo de aguaceiros ( que saudades deste tempo ) fui até aos meus "postos" de observação,

uma imagem da serra de Sinta, o máximo que posso aproximar com uma outra objectiva de uma "analógica", parecia limpo mas nem por isso,

15676640803_54869eec41_o.jpg

16108982378_395020aeb9_o.jpg

15674108004_45f1c74bbb_o.jpg

já com a ameaça de chuva,

15676640883_83c8cb39f7_o.jpg

16110665847_0e8d01becc_o.jpg

16296521565_5cb60c0a9e_o.jpg

já mais evidente, mas passou mais pelas zona de Sintra,

15676640933_6ef7846fa8_o.jpg

apanhei alguma chuva, mas pouco, ainda levei a "câmara" de filmar para alguma eventualidade, mas nada de relevante,

PVG

16108982448_e992df0530_o.jpg

no primeiro local com Caneças em baixo, ia gelando, e vento com alguma força, acho que é desta que perco a cabeça e uns bons €€´s :lol: e adquire o anemómetro portátil da La Crosse, e nem estava longe da Decathlon de Loures,
no carro marcava entre 9º e 7º e as fotos foram tiradas pelas 12:00h.,

logo a tarde deverei fazer a habitual volta marginal serra de Sintra, se houvesse previsão de queda de neve a mais de 600m ainda ia a serra de Montejunto, mas,

neste momento tenho 6,2º; 86% e 1027 mb.

E ontem ( sexta feira ) na expectativa de ver alguma coisa de jeito dado que estávamos em tempo de aguaceiros ( que saudades deste tempo ) fui até aos meus "postos" de observação,

:D a exploração destas vistas é fascinante, o que se vai descobrindo!

A PVG em perspectiva comprimida, parece mesmo aqui. Isso é chuva na frente!
O HSM, o Sheraton, o Castelo e depois... uma chaminé enorme de que eu nunca me tinha apercebido:lol:
A comparação do zoom de Sintra com a angular normal altera completamente a noção de distâncias, além de que vista deste ângulo a serra parece só constituída pelo maciço Cruz Alta - Pena, tudo o resto até à Peninha quase que desaparece.
Boa luz em todas, mesmo com toda a chuva.
:thumbsup: realmente será interessante saber as diferentes velocidades do vento nestes pontos, acho que também vou ver se arranjo uma, em Sintra vai fartar-se de trabalhar :)

• Gosto
Reactions: Vitor TT
Madrugada fresca.

Sigo com 4,7ºC e 82% de humidade, tendo já tocado nos 4,5ºC.

1026 hPa de pressão e vento, em geral, nulo.

• Gosto
Por aqui a manha é marcada por nevoeiro cerrado, que ainda persiste, apesar de ser ir dissipando lentamente.
8.8ºC actuais

• Gosto