Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

A Torre e o caminho arranjado são a Pedra Amarela. O recinto está agora vedado a veículos, logo à saída da estrada, porque faz parte do Campo Base: http://www.cm-cascais.pt/equipamento/parque-tematico-pedra-amarela-campo-base

Mas eu referia-me ao miradouro que está por cima da Tapada da Urzeira. É o da Fonte Clara, aliás na carta militar está lá assinalada essa fonte. Sublinho isto por causa de a água dessa fonte poder não ser própria para beber. Pelo contrário a água das fontes das Pedras Irmãs (ao pé da estrada no lugar dos picnics) e a da Peninha, logo abaixo do santuário, no caminho para a Malveira, é boa.

É esse mesmo sim, tem um murozinho a volta e muita lama no "recinto" pareceu-me sim ter qualquer coisa no outro lado da estrada, mas como chovia nem fui ver, mas tinha algo que me fez prender a vista, dado que estacionei o carro com a frente para a serra.

vento ora calmo, ora bruto, mas mais vezes calmo.

• Gosto
Reactions: StormRic
Meteomontijo publicou, há cerca de 5 horas atrás, no facebook

"Em Torres Vedras, na localidade da Cova da Moura, acabou de ser registada de rajada de vento 107,6km/h !"
:huh:

Só posso dizer uma coisa. Esta gaita parece estar mais forte!!!

Não sei se há clarões ou não. Se abrir a persiana, ainda voa! É que estou a levar com isto mesmo de frente p'ra sala!

Eu gosto de seguir as tempestades, mas assim... Já passou o limite daquilo que se pode considerar interessante e está a roçar na linha do receio!

Realmente à 1h estava no máximo, 61,9 Km/h de vento médio! Faço ideia as rajadas!
IKDVVxB.jpg

PQWs7Vk.jpg

A nível de todo o território nenhuma outra estação do IPMA teve algo sequer lá próximo de Cabo Carvoeiro, nenhuma atingiu 50 Km/h de vento médio.

Veremos o amanhã de manhã o que o mar poderá ter feito.
Sim, até porque a preia-mar foi agora há pouco, pela 01h23.

O pequeno detalhe que faz os grandes vendavais: apenas aquelas isóbaras mais próximas entre si, e a zona onde a distância entre elas é menor situa-se precisamente sobre o litoral oeste e mar adjacente.
xE6lGPQ.gif

Às 0H, essa distânica mínima situava-se ainda um pouco a norte do Cabo Carvoeiro, nas horas seguintes terá descido e passado exactamente por esse litoral.

• Gosto
Reactions: vamm