Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

Com esta semana de chuva o mês de Janeiro já tem acumulados 93,5mm (Amadora) estando cerca de de 3mm abaixo da média de 1971-2000 e 6mm abaixo da média de 1981-2010 por isso este mês deve ser considerado normal e a chuva de amanhã e sexta é capaz de por o acumulado mesmo no exato valor da média!

Boas,

Dia semalhante aos anteriores, aguaceiros moderados e vento forte.
Ha pouco, aqui na minha rua registei uma rajada de 54 km/h ( com auxilio da aplicação do tlmvl).
5 mm
9,8ºC

Até ao momento, rajada máxima de 64,8 km/h, o vento médio máximo chegou aos 47,3 km/h.

A ribeira das vinhas segue com belo caudal, sinal que tem chovido bem na serra, amanhã partilho por aqui uma foto.
Jonas_87 qual é o nome da aplicação para medir o vento que usas no Telemóvel?

O vento sopra muito forte lá fora!
Isto, por cá, tem sido por demais.

É que tantos dias, seguidos, com vento forte faz pensar no velho provérbio "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!"...

Já andava para postar esta mini-reportagem da viagem de dia 20 desde o próprio dia mas aqui vai.

A viagem deu início por volta das 10.10h e foi composta por dois intervalos, terminando às 14.45h. O objectivo era visitar a feira de São Mamede, que se realiza nos dias 4 e 20 de cada mês, e almoçar num restaurante em Cortes ao qual costumamos ir, "O Canário". Como tem sido hábito ultimamente, o meu amigo "mini auriol" veio comigo (e a máquina fotográfica).:D

Itinerário
BiXXrsx.png

A viagem decorreu principalmente na zona do planalto de São Mamede, zona bastante fresca por sinal. A evolução das temperaturas ao subir a zona da serra em direcção a São Mamede evolui da seguinte forma:
jdyyzTA.png

A visita à feira durou cerca de 1 hora, resumindo às 11.45h, seguindo-se a hora de almoço em Cortes durante 1 hora também começando às 12.15h.

Elaborei um segundo gráfico desde São Mamede ao retorno a Alcanena por um itinerário diferente, ignorando a hora de almoço.

XT8isPr.png

Em Srª do Monte decidi tirar umas fotos da vista já que me encontrava a norte do alinhamento Montejunto-Estrela.

esrerr.jpg

25ywz9u.jpg

es3vpz.jpg

Ponte da A8 com Leiria ao fundo
8voewy.jpg

De volta novamente à zona do planalto a estrada fazia esta depressão interessante.
yi47.jpg

Imagens tirada um pouco mais à frente.
33blnc1.jpg

14sijo8.jpg

Imagem depois de Fátima já próximo de Vale Alto
2mynedy.jpg

Em aproximação a Minde já a descer.
2qnnk9i.jpg

Despois da passagem por Casais Robustos decidi fazer uma visita ao local onde tirei umas fotos este verão, o chamado cabeço de Santa Marta, virado para sul do alinhamento Montejunto-Estrela.

A S/SO
jafd77.jpg

somnns.jpg

i2kjh2.jpg

vqi8lk.jpg

A SE
8z09hj.jpg

Um arco-íris durante um aguaceiro "por cima" do ponto mais alto da serra de Aire.
14dpr8l.jpg

Nas fotos a SO é visível a serra de Montejunto muitíssimo ao longe com zoom apropriado ou visão humana (a nossa versão de HD!).

Última edição:
Já andava para postar esta mini-reportagem da viagem de dia 20 desde o próprio dia mas aqui vai.

A viagem deu início por volta das 10.10h e foi composta por dois intervalos, terminando às 14.45h. O objectivo era visitar a feira de São Mamede, que se realiza nos dias 4 e 20 de cada mês, e almoçar num restaurante em Cortes ao qual costumamos ir, "O Canário". Como tem sido hábito ultimamente, o meu amigo "mini auriol" veio comigo (e a máquina fotográfica).:D
excelente post, continua a partilhar essas medições itinerantes.

Cascais(centro da vila) segue com 13.5 graus, vento moderado e algumas abertas ainda que tímidas. Durante a manhã caíram 2 aguaceiros fracos.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas
Por cá tem sido mais um dia de vento forte e aguaceiros.
Neste momento, chove com muita intensidade e com rajadas de vento fortes a muito fortes.

Qualquer dia começo a fazer copy/paste. Lol...

• Gosto
Reactions: StormRic

:w00t: trabalho e vistas espectaculares! Dia bem apropriado para evidenciar a variação da temperatura com a altitude estando as camadas baixas em movimento e relativa turbulência. O perfil de temperaturas é quase um perfeito espelho do perfil de altitudes. Realmente didáctico o resultado obtido. Estou muito curioso de comparar estes gráficos com os que se obterão durante uma situação contrária, de repouso do vento e com inversão, o gráfico deverá aproximar-se do próprio perrfil de altitudes.
Paisagem soberba num belo céu, vistas invulgares desta região! :thumbsup:venham mais trabalhos como este!

Última edição:
Boas

Sol a aparecer neste início de tarde, depois de uma manhã de chuva fraca.

Boas
Por cá tem sido mais um dia de vento forte e aguaceiros.
Neste momento, chove com muita intensidade e com rajadas de vento fortes a muito fortes.

Qualquer dia começo a fazer copy/paste. Lol...

Por aqui tem havido belos períodos com algum sol e céu bonito. Mantém-se vento moderado de noroeste mas sem rajadas. A ondulação já diminuíu depois de ter estado muito ruidosa durante a noite.
X5Yr33H.jpg

Já não caiem aguaceiros há duas horas, mas eram fracos de resto. Durante a madrugada e manhã houve períodos de chuvisco ou chuva fraca.