Estou a pensar fazer um registo de temperatura mínima num afluente da ribeira de Colares. Um vale muito encaixado que recebe ar frio de cotas 450-490 mts.
Se fosse no início, cairia no erro de colocar o sensor numa zona debaixo de vegetação cerrada como existe nesse vale. Com os anos vai se aprendendo, portanto vou colocar num ponto estratégico onde há uma clareira, ou seja um troço de vale sem tanta vegetação, e aí a inversão deve ser brutal pois acumulará muito mais ar frio.
Local do sensor(círculo amarelo/laranja)
Rectângulo preto para identificar área de influência da inversão. A coisa promete.
Tenho que escolher bem o dia. @Sanxito ontem ao falarmos na zona de Colares, lembrei m de fazer o registo neste afluente, conheço o bem tem muito potencial, vamos ver o que sai de lá.
Bom dia. Mínima fresca de 1.2°C, embora algo decepcionante.
Boa camadona de geada nas superfícies. Agora, vai brilhando o sol com a temperatura nos 6 graus, mas a subir bem.
Bom dia,
Obrigado para as observações de ortografias, utilizo SYSTRAN.
O português (e a conjugação) é uma língua muito difícil para uma pessoa não dotado em língua.
Se aquilo incomodar mim puder parar participar, as minhas participações permanecem frequentemente sem reação construtiva.
Excelente dia.
Não é esse o caso!! A tua participação é muito valida e faz falta ao forum. Ninguém na realidade se incomoda se tiver erros de ortografia, apenas este era bastante gritante por ser uma expressão brasileira, que nao está correcta cá. "Gramado" no Brasil...em Portugal é "Relvado", mas todos entenderam o que querias dizer! Obrigado pela tua participação. Já agora de que país és?
Brutal camada de geada que havia as 8h da manhã, estavam -2 graus, com gelo espesso nos sítios com água!! A geada era tanta que até nas árvores aparecia, coisa não muito habitual.
Hoje a geada já foi algo notória, o vento acalmou ao inicio da madrugada e assim permitiu a sua formação. Houve algum nevoeiro/neblina nalguns terrenos baldios aqui dos arredores.
Agora a tarde segue fresca e a lestada voltou a entrar em ação.
Extremos de ontem:
Mínima: 1,6ºC
Máxima: 13,1ºC
Mínima de hoje: 1,4ºC T. Atual: 11,9ºC
HR: 52%
Vento: E / 9,7 Km/h
As variações espaciais são mesmo enormes neste regime.
Fiquei impressionado ao ver as observações da base aérea no Samouco, que chegou aos 0 graus com nevoeiro esta manhã.
Hoje acabei por me levantar bastante tarde e não presenciar, mas certamente amanhã de manhã poderei fazer algum registo das geadas generalizadas aqui na zona mais "rural".
Esta zona é pequena mas tem enormes e bruscas em apenas poucos quilómetros de distância e isto é aqui nesta zona do concelho, se for a falar da zona leste (Pegões/Canha) que está a 30/40 Km de distância, pode-se dizer que não faz parte do mesmo país
Essa estação da Base aérea está a apenas 7 Km do Montijo, mas as diferenças nas temperaturas e até precipitações chegam a ser absurdas
Cheguei a casa por volta da meia-noite e ao ver estação, ainda ia nos 3,7ºC com lestada... só por aí podes ver a diferença, tendo em conta que estás a 3/4 Km de mim
Boa tarde,
Hoje foi mais um dia de céu limpo. Ocorreu geada fortíssima por todo o concelho de Almada e também nos concelhos de Seixal, Sesimbra e Palmela. Houve certos vales protegidos (como o Vale do Intermarché de Almada), onde ocorreu sincelo.
Já se nota algum stresse hídrico aqui por estes lados.
A temperatura mínima foi de -0,6°C na Charneca e de -1,8°C em Corroios. Atualmente estão 15,2°C e céu limpo.
Boa tarde,
Inversões fortíssimas pelo Alto Concelho de Alenquer e Sobral de Monte Agraço. Muita geada. Acho que foi a primeira vez que vim sempre com temperaturas negativas até à entrada da autoestrada.
Dois Portos com - 4°C.
Não é esse o caso!! A tua participação é muito valida e faz falta ao forum. Ninguém na realidade se incomoda se tiver erros de ortografia, apenas este era bastante gritante por ser uma expressão brasileira, que nao está correcta cá. "Gramado" no Brasil...em Portugal é "Relvado", mas todos entenderam o que querias dizer! Obrigado pela tua participação. Já agora de que país és?
São belgas (francófono), não problema não sou chocada.
A minha esposa fala corretamente (+/- ) o português.
O namorados de um das minhas raparigas é portugueses com o acento suíço de Lausana.
Desculpar para fora de assunto.