Boas, impressionante hoje, durante o caminho com nevoeiro desde Alenquer até Coimbra e com morrinha durante algum tempo, depois do calor de ontem... É obra!
EDIT: a concentração à superfície é mínima aqui pela RLC, não excede os 20 microgramas por metro cúbico, sendo até inferior a 5 microgramas a maior parte do tempo que dura esta circulação:
Imagem do satélite Terra às 10h55 utc, a carga de poeira é gradualmente mais visível para SSW:
32,5ºC (embora o sensor da Kestrel esteja à sombra e na fachada sombria do edifício, a radiação directa do céu empoeirado deve fazer subir a temperatura registada em cerca de pelo menos 1ºC, na escola registam 31,2ºC)
41,5%
Eólicas continuam quase todas paradas, a última direcção em que se imobilizaram é para o quadrante SE.
Dia quente aqui pela Azambuja, com o céu de aspecto muito poeirento. O meu sensor na varanda à sombra marca 35.0ºC, creio que não andará longe do valor real.
Mais um dia soalheiro e bem quente, mas já se notou algumas diferenças em comparação com os últimos dias.
O céu apresentou-se esbranquiçado devido à camada de poeira e com alguma nebulosidade alta/média.
O vento soprou de E/NE, mas a partir do inicio da tarde apareceu a típica nortada, embora fraca.
Neste momento, corre uma aragem fresca e o céu parece ter aspecto de trovoada no quadrante leste. Há bocado, um familiar veio perguntara-me se ia trovejar esta noite Era bom era
Descida rápida da temperatura com o aumento da nortada.
Valores pouco antes do pôr-do-sol:
20,3ºC (máxima de hoje: 33,7ºC)
66% (mínima de hoje: 30%)
Rajada máxima 25,7 Km/h (Escola D.Martinho - IPVOADES3) Quer a temperatura mínima quer a HR máxima ainda estão em suspenso até à meia-noite.
Mínima até agora (registada neste momento): 18,2ºC HR: 71% (máximo até agora)
O poente foi assim:
ENE 19:53:46 utc. Fumo ou poeira em suspensão nos níveis baixos?
Bom dia,
Enfim, dias quentes sucedem-se! Ontem durante a madrugada quase não consegui dormir devido ao calor - de facto, por volta das três da manhã, a temperatura ainda andava pelos 20ºC. Depois lá deu para abrir um pouco a janela e descansar, mas por volta das oito da manhã já estavam 23ºC e um bafo a vir de fora de casa. Felizmente o dia de ontem foi um pouco mais fresco, mas foi mais húmido e poeirento, o que também não ajudou. Esta noite, felizmente, foi mais fresca, o que permitiu arrefecer o quarto mas mesmo assim está complicado, e eu tenho o azar de não ter arrefecimento em casa.
A reportar da margem sul do Tejo: Na Aroeira inicio de manhã fresco com céu muito nublado e vento fraco de oeste.
Neste momento em Almada céu limpo. Vento fraco de NW.
Boa Tarde
Hoje foi autêntico alivio, com vento fresquinho e menos 7 graus em relação a ontem É de aproveitar, para refrescar um pouco as nossas casas
O dia começou com céu nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da manhã, passando apenas a permanecer em todo o quadrante W.
Nortada habitual.