Seguimento Litoral Centro - Junho 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Dia muito cansativo por aqui... Para além dos 40ºC que tocaram a todos, fogo muito perto de mim, estive a ajudar os bombeiros no que era possível em questões de logística (com o meu grupo de escuteiros), ao Sol e a torrar durante horas seguidas. E para não bastar, ao final da tarde, trovoada... Lá vou eu a correr para Montemor para observar melhor a coisa. Mas falhou por minutos, poucas foram as DEAs que observei. Mas o pôr-do-Sol que ainda se avistava, compensou :p

Animação de imagens de satélite de hoje.

anigif.gif
ORJdVLH.jpg

Dia muito cansativo por aqui... Para além dos 40ºC que tocaram a todos, fogo muito perto de mim, estive a ajudar os bombeiros no que era possível em questões de logística (com o meu grupo de escuteiros), ao Sol e a torrar durante horas seguidas. E para não bastar, ao final da tarde, trovoada... Lá vou eu a correr para Montemor para observar melhor a coisa. Mas falhou por minutos, poucas foram as DEAs que observei. Mas o pôr-do-Sol que ainda se avistava, compensou :p

Animação de imagens de satélite de hoje.

anigif.gif

E para finalizar, uma animação do radar:
F54x2P8.jpg

O único raio que consegui filmar:

Lindo!! :thumbsup::cool:

O fim de tarde aqui pela margem sul ainda rendeu isto... tudo muito ao longe!

:palmas: Longe mas registado com qualidade excelente!

Uma das trovoadas formou-se exactamente sobre a área de Póvoa de S.Iria/ S.Iria de Azóia, na zona alta. Nessa altura encontrávamo-nos num dos cimos dos montes sobranceiros ao vale. Em certo momento, e devido ao aspecto da base da nuvem, decidi que era urgente saírmos daquele local, descemos um curto caminho de terra até à estrada e miradouro do Bairro da Salvação, de onde continuámos a observação. Apenas alguns minutos depois desta decisão, caíu uma descarga precisamente no local onde tínhamos estado. A diferença entre a observação da descarga e da audição do estrondo, medida pelo video realizado, coincide com a distância precisa ao decâmetro. Depois ponho os registos.

Registo em dois vídeos diferentes da descarga múltipla, em que dois dos ramos caíram a menos de 300 metros do local de filmagem. A descarga teve quatro impactos simultâneos, 2+1+1 formando os vértices de um triângulo com cerca de 3 a 4 Km de lado.

Som "Atmos" para ouvir em pleno...

Lindo!! :thumbsup::cool:

:palmas: Longe mas registado com qualidade excelente!

Registo em dois vídeos diferentes da descarga múltipla, em que dois dos ramos caíram a menos de 300 metros do local de filmagem. A descarga teve quatro impactos simultâneos, 2+1+1 formando os vértices de um triângulo com cerca de 3 a 4 Km de lado.

Som "Atmos" para ouvir em pleno...

Fantástico registo! Aquele som no exacto momento da descarga, ainda antes do trovão, fenomenal :thumbsup:

Setúbal não acumulou nada de chuva, a trovoada morreu antes de chegar, como sei o fiasco que é esta terra fui para vendas novas e ai sim apanhei ventos de quase 100km/h, granizo pequeno, chuva torrencial e dezenas e dezenas de raios. Apanhei 42graus mas durante o forte aguaceiro baixou ate aos 19graus, mas logo recuperou a temperatura.

Agora sigo com 30°C

No radar nem há chuva, também não ouvi nada.
Pois... não há nada! O facto é que me estão a garantir que acabaram de ver flashes a Leste de Sintra. Alguns audíveis.
Verifiquei uma possível célula em desenvolvimento, mas entretanto desapareceu.

• Gosto
Reactions: TekClub e StormRic