Seguimento Litoral Centro - Junho 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Pelo alto concelho de Alenquer e transiçao para Torres (Carvoeira, Dois Portos, Carmoes) chove a potes, festival eléctrico contínuo. Estradas já alagadas e muita água acumulada. Em Dois Portos andaram a roçar erva das bermas e barrancos, mas não a tiraram. Resumidamente, há carradas de erva cortada nas valetas. As estradas estão bem perigosas.
 
oiço trovões constantes :trovao: claro que dessa linha

10c1b8ef-1c96-43a4-9b23-8172d444b144.webp
 
@StormRic assopra um pouquinho só para cá, estou a começar a ficar frustrado :sad:

Está quase, um pouco mais de paciência... e quase lá!

Rad-AML_20240607-1835.png
Rad-AML_20240607-1840.webp


Apenas uns pingos agora na Póvoa, acumulado ficou nos 21 a 23mm, um pouco menos em Santa Iria (MeteoSIAzoia), 15,8mm, e ainda menos em Sacavém, 9,1mm.

E a ponta da linha está agora em Peniche, @Candy
 
Chuva moderada e trovoada constante na Azambuja. :trovao: :rain:
 
Ora boas tardes a todos,
pela zona do Bombarral cá vamos tendo o ribombar dos tambores e o aparato pirotécnico à mistura.
Trovões constantes já há bastante tempo com algumas cargas de água que já tive o prazer de encontrar durante mais uma incauta travessia bípede pela região Oeste.
Edit.. lá vem mais uma ...
 
Tendo em conta a existência do escudo almadense, para registar o evento de uma forma mais dignificante tive de ir caçar. :unsure:

A minha ideia inicial era ir até ao Cabeço de Montachique. Pelo caminho apanhei um enorme temporal na zona de Loures e sobretudo na subida para a área de serviço da A8, e inclusive vi um relâmpago a oeste, mas infelizmente tive azar e quando cheguei ao Cabeço já estava tudo a dissipar. Ainda apanhei alguma chuva e o registo do breu das nuvens, mas não passou disso: :buh:
kUj2QZMh.jpeg

pKoQX4Uh.png


Depois fui até Montejunto. De novo, tive azar, as células pareciam estar em fase de dissipação no mar a oeste. Deu no entanto para fazer ótimos registos da barreira negra a oeste:
NEMOrhFh.jpeg

LNed5zEh.jpeg

u4aC63kh.jpeg

vDY3jIHh.jpeg

2vZbC3Yh.jpeg

iAFQlxmh.jpeg

0XM3fA2h.png


Dei o dia por terminado e decidi voltar para casa. E eis então que, do nada, surge uma enorme linha de instabilidade no Ribatejo, bastante intensa. :uau:
Vog0h1ch.png


Digamos que foi o ponto alto do dia. Chuva torrencial, bastantes relâmpagos, trovões e inclusive algum granizo pelo caminho. :viva:
rMKsvE4h.jpeg











Para um evento que há uns dias parecia que não ia trazer nada para a região, as coisas até nem estão assim tão más.
______________________
Parece que, apesar do escudo, ainda caiu alguma coisa na Charneca enquanto estive ausente. Sigo com um acumulado de 0,6 mm diários. :rain:

Amanhã é o último dia deste evento por aqui, ainda que com menos probabilidades do que hoje de que ocorra algo. Depois parece que vai estabilizar. Veremos o que acontece! :pray: :trovao: