Seguimento Litoral Centro - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estas células de retorno vindas de norte ao largo da costa estacionaram agora em frente ao litoral entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo da Roca.
Isto significa que o centro da depressão que estava a sudoeste, está a entrar em terra pelo litoral Centro ou Sul, exactamente por onde não sei e também não tem grande importância dado o seu muito fraco cavamento.

Rad-RLC_20240608-0500.png

Última edição:
Estas células de retorno vindas de norte ao largo da costa estacionaram agora em frente ao litoral entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo da Roca.
Isto significa que o centro da depressão que estava a sudoeste, está a entrar em terra pelo litoral Centro ou Sul, exactamente por onde não sei e também não tem grande importância dado o seu muito fraco cavamento.

Ver anexo 12472
vai chovendo forte em São Martinho do Porto com trovoada à mistura.

Deixo algumas fotografias tiradas na noite de quinta-feira, 6 junho, desde o Cabeço de Montachique.

Dado que a maior parte das descargas foram intra-nuvem, não deu captar muitos raios, ainda assim consegui alguma coisa :)

Se os postes e os fios fossem para um sítio que eu cá sei... :D Como havia alturas em que chovia e o vento era intenso, tive de me conter num local minimamente abrigado, daí algumas fotos terem postes e fios à frente.

1 by Duarte Sousa, no Flickr

2 by Duarte Sousa, no Flickr

3 by Duarte Sousa, no Flickr

4 by Duarte Sousa, no Flickr

5 by Duarte Sousa, no Flickr

Deixo algumas fotografias tiradas na noite de quinta-feira, 6 junho, desde o Cabeço de Montachique.

Dado que a maior parte das descargas foram intra-nuvem, não deu captar muitos raios, ainda assim consegui alguma coisa

:palmas: Fotos excelentes! E um corajoso, mas fantástico, local de vistas (eu até acho que os postes conferem um certo dramatismo)!

vai chovendo forte em São Martinho do Porto com trovoada à mistura.
Testemunho em cheio no evento! :thumbsup:

A quantidade de água que tem caído em São Martinho do Porto é impressionante, por vezes torrencial.

Pelo movimento evidenciado no radar, parece que o centro entrou por aí vagarosamente, as células permaneceram sobre a costa enquanto a sul a nebulosidade restante já tinha uma componente de Oeste e a norte ainda vinha de Leste/Nordeste. Depois a definição do centro desvaneceu-se mas talvez tenha descido para sueste, entrando definitivamente em terra.

Radar de Coruche hoje, das 00:00 às 15:20 (utc). 1 segundo = 1 hora (ainda não arranjei forma rápida de incluir nas imagens o título/legenda :o )

Não havendo estações oficiais, a rede WU preencheu esta lacuna de forma muito consistente entre as quatro estações existentes na zona de S.Martinho do Porto: acumulados entre os 43 e os 50 mm. É o local da RLC mais chuvoso deste evento encontrado até agora!

Prec-WU_SMartinho_20240608-1545.png

Dois gráficos das estações mais fiáveis (a segunda e a terceira no mapa, a contar de norte):

Anexos

• Graf-WU_ISOMAR27_20240608-16h49.webp
    Graf-WU_ISOMAR27_20240608-16h49.webp
    39.1 KB · Visto: 15
  • Graf-WU_ISOMAR18_20240608-16h49.webp
    Graf-WU_ISOMAR18_20240608-16h49.webp
    42.9 KB · Visto: 15
Última edição:
Boa tarde,
Por aqui, depois de uma manhã húmida com chuviscos, que acumularam 0,2 mm, a tarde tem sido de céu muito nublado e tempo fresco. Sigo com uma temperatura atual de 18,1ºC e céu nublado. :)

O evento de instabilidade (e o mês de junho) até ao momento segue com um acumulado de 1 mm. :rain:

Boa tarde,
Tal como ontem, o dia de ontem segue fresquinho e com alguns chuviscos ocasionais de madrugada, que acumularam até ao momento 0,3 mm. Sigo com uma temperatura atual de 18,8ºC. :)