Seguimento Litoral Centro - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aquela célula estava fora de jogo, já levou cartão amarelo do escudo setubalense.

Rad-Setúbal_20240607-2215.webp

Estou aqui a poucos kms de Santana do Mato na casa de um familiar, e já presenciei desde as 18.30 três brutais momentos de trovoada, com tudo o que tem direito, chuva torrencial, relâmpagos uns atrás dos outros, e muitos trovões à mistura...
Não sei como está por Lisboa mas por aqui tem estado um espectáculo...
Aqui pela zona norte de Lisboa está tudo calmo.

Três descargas notáveis, positivas nuvem-solo (têm sido raras).
Duas delas, na base SE de Montejunto, de 89 kA só com 55 segundos entre elas e a uma distância de apenas 1 Km.
A outra foi uma "bomba" de 104 kA, em Fazendas de Almeirim Sul.

DEA_RLC_20240607-223402-57_89kA_222841-104kA.png

Última edição:
Vistas entre Algés e a marina de Oeiras,

o bom senso seria estar em casa ou então tentar captar alguma coisa, mas a vontade de caminhas fala mais alto, claro que com limites,
durante a manhã aqui por casa com já com saudades de ouvir, trovoada, mas com pouca chuva, chuva essa que se prolongou, que eu tenha assistido antes de sair, até a meio da tarde,
tempo algo abafado,
chegado a Algés algumas pingas grossas e inicio da volta, durante a marcha a temperatura era algo abafada, mas quando soprava algum vento esta arrefecia bastante,

ontem á noite vi vários ( que saudades de ver ) raios, muitos aparentemente entre nuvens, ia a conduzir não deu para filmar nada,

um facto curioso, quem já tem alguma idade, mais de 50 - 60 anos certamente ouvia a radio através da onda média e possivelmente sabia que um dos indicadores de trovoada próximo era a interferência que os raios gerava no rádio, no regresso a casa vim a ouvir uma estação em AM nos 666 Khz, a Antena1 e era imensa a interferência gerada pelas descargas electricas, claro excluindo a interferência que por vezes se apanha dos equipamentos electrõnicos ( que não deveriam ).

O importante é que não leve cartão vermelho para continuar a prosseguir para o outro lado do estádio que por acaso é o teu!
Ainda bem que me avisaste, porque ela passou de mansinho, apesar de uma DEA relativamente forte que atingiu a ponta sul do Mouchão da Póvoa.

DEA_Póvoa_20240607-224407.webp

Nem produziu chuva que se ouvisse, a rua está a secar, foi mesmo tangencial. :brucelee:

Rad-RLC_20240607-2255.webp