Seguimento Litoral Centro - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite a todos,

Final de tarde e horário nobre bastante animados com precipitação moderada e, acima de tudo, trovoada intensa e frequente. :cheers: :trovao:
A fazer lembrar um pouco o passado dia 6, neste mês já acima da média para eventos deste carácter na zona da AML.

A madrugada segue agora calma, com o grosso da actividade mais a Norte. Temperatura nos 17ºC. O dia de ontem terminou com 8 mm acumulados.

Até parece um arquinho das marchas... :p

Rad-RLC_20240628-0030.webp

Ora boas noites a todos...não sei muito bem como descrever os últimos largos minutos nesta zona do Bombarral...acho que está a abrandar um pouco agora...estava a ver no radar, entre o Cadaval e o Bombarral temos tido ecos vermelhos persistentes..chuva muito intensa, e voltou a carregar agora!
Parece-me que por essa zona tem sido algo... épico, e continua!

Rad-Bombarral_20240628-0040.webp

Parece-me que por essa zona tem sido algo... épico, e continua!

Ver anexo 12911
Eu até gostava de não banalizar estes eventos épicos como dizes, mas não há hipótese, a Serra do Montejunto torna cada vez mais estás bátegas como eventos quase banais...
Já começam as vozes da revolta por cà a indagarem de quando é que chega o verão lololol

Boa noite,

Digamos que foi um dia de instabilidade. Estava só à espera de maior atividade durante a noite mas pelos vistos começou mais cedo do que estava modelado. Eram três e meia da tarde e, apesar da não existência de trovoada, surgiram células bastante intensas na zona do Estuário do Tejo. Esta era a vista desde a Quinta da Queimada para norte nessa altura: :eek:
OcIhR5Ah.jpeg

mCSDpTah.jpeg

KKl2zdgh.png

Houve uma célula de maior intensidade e com trovoada que surgiu ali no Ribatejo e que se dirigia para o Estuário do Tejo. Infelizmente perdi essa célula por causa dos congestionamentos causados pelas obras na Via Rápida da Caparica. E, para piorar a situação, após essa célula não se formou mais nada de especial durante várias horas. Ainda consegui fotografar a escuridão de uma outra célula com trovoada e intensa de Coruche, tentei ir até lá mas depois reparei que já se encontrava em fase de dissipação. :angry:
FIOcY4Fh.jpeg

Acabei por regressar a casa durante algumas horas. Aqui pela zona até trovejou um pouco, por volta das 20/21:00, mas foi pouca coisa. O acumulado do dia foi de 3,6 mm. :rain:

Vendo a atividade a deslocar-se cada vez mais para norte, saí de casa e fui à caça, pela primeira vez de noite. Logo por volta das 22:15, enquanto estava a atravessar a Ponte 25 de Abril, viu-se um relâmpago bastante intenso a norte. No entanto chuva e temporal a sério somente a partir de Alverca. Como aqui já referi, a cereja no topo do bolo foi mesmo a trovoada brutal que apanhei em Vila Franca de Xira - ou isso pensava eu. É que depois de Vila Franca de Xira dirigi-me de novo para o Ribatejo e aí sim é apanhei como um temporal a sério. Logo ali a seguir a Samora Correia começaram-se a ver relâmpagos a norte com intensidade, sendo que depois em Benavente começou a chuva forte. Em Salvaterra de Magos estava um autêntico temporal, inclusive com granizo nalgumas zonas. :trovao:

Mas foi ali a seguir a Salvaterra de Magos, e sobretudo a seguir a Marinhais, que a coisa ficou interessante. Primeiro com a queda absurda de granizo que reduziu fortemente a visibilidade e deixou a estrada toda branca por uns instantes, depois a absurda cadência de relâmpagos entre Marinhais e Muge (infelizmente numa zona sem qualquer tipo de possibilidades de parar, logo não consegui registar nada) e a seguir o enormíssimo temporal que apanhei em Benfica do Ribatejo, sem dúvida o mais intenso deste ano. Caiu granizo e vários relâmpagos potentes, sendo que um deles inclusive caiu mesmo por cima de mim (chegou a deixar o céu branco por instantes). Ainda tentei filmar o som do trovão bastante forte mas nas filmagens só se ouve o barulho da pedrinhas a bater no carro... :disgust:

Posteriormente, na A13 entre a área de serviço de Salvaterra e a saída de Salvaterra, estava tudo cheio de pedras brancas no chão. O temporal já se tinha deslocado para oeste mas claramente tinha caído granizo forte há pouco tempo.
A passagem da Ponte das Lezírias por volta das 01:20 foi sem dúvida o ponto mais memorável deste passeio noturno, sobretudo devido à enormíssima cadência de raios na linha de instabilidade a noroeste e oeste. É pena que não tenha uma câmara de retrovisor, caso contrário dava para um belo registo videográfico.

Ali na CREL na zona de Bucelas apanhei nevoeiro, o que é bastante surpreendente tendo em conta a sinóptica...

Chegando a casa de novo, está tudo calmíssimo. Praticamente não há vento e está bastante abafado, com 17,4ºC e humidade relativa de 93%. :hehe:

Última edição:
O estado actual da RLC é este: mais uma brutal célula a aproximar-se de Pombal, enquanto ainda continuam as células no extremo noroeste do distrito de Coimbra e uma também brutal célula perto a norte da Marinha Grande a fuigr para o oceano. Numa vista mais alargada e recente, ainda estão em grande actividade as células perto de V.F.Xira.

Rad-RLC_20240628-0210.png
Rad-RLC_20240628-0220.png

Quanto a trovoadas, o espectáculo agora é principalmente sobre a água, especialmente na costa mais a norte.

DEA-RLC_20240628-022723.png
DEA-RLC_20240628-023723.png

Última edição:
Mais a sul na linha de Alenquer a Mafra também as mesmas condições de precipitação

É na parte final da linha de instabilidade persistente na zona de Mafra/Ericeira (bacia do Lizandro) que se encontram hoje, nestas primeiras quatro horas, os acumulados mais notáveis e que terão certamente feito correr bem o rio e ribeiras da região:
WU-Lizandro_20240628-4h16.webp

Sete estações com acumulados consistentes superiores a 20mm.