Seguimento Litoral Centro - Maio 2012

O dia de ontem foi um dia de céu pouco nublado, com um aumento de nebulosidade a partir das 20h30, onde por volta das 22h00 caíram umas pingas fracas, durante cerca de 10 minutos. A partir das 23h30 começou a chover de forma fraca, durante cerca de 20 minutos.

Extremos de ontem:

Temperatura:
Min: 10,7 ºC (-0,7 ºC que ontem), registada às 05h46
Max: 19,9 ºC (+1,3 ºC que ontem), registada às 14h59

Vento:
Max: 16,9 Km/h

Ponto de Orvalho:
Min: 9 ºC
Max: 13 ºC

Humidade:
Min: 54%
Max: 95%

Pressão Atmosférica:
Min: 1016 hPa
Max: 1019 hPa

Dados actuais:

Céu muito nublado

- Temperatura: 14,9 ºC;
- Humidade: 84%;
- Pressão: 1019 hPa;
- Vento: 5,0 km/h de S

Mas no radar quando indica esse tom meio cor de laranja, quer dizer que é uma super célula, certo? Logo pode ser um tornado...

Pode é nao haver condiçoes favoráveis a formaçao do tornado, penso eu.

Poderia ser se estivesses a ver o radar de reflectividade. Sendo o radar de taxa de precipitação, o fenómeno associado é o que o David sf referiu. Além disso estás a ver uma compilação dos dois radares que não dá tanto pormenor nem dá para ver reflectividade.

Mas no radar quando indica esse tom meio cor de laranja, quer dizer que é uma super célula, certo? Logo pode ser um tornado...

Não, nada disso. Mostra precipitação apenas. Os tornados não se vêm em radar (só em casos muito extremos é que se pode ver a nuvem de detritos a reflectir). O produto de radar a que temos acesso é apenas da reflectividade, da chuva (ou granizo), é isso que vês na imagem. O IM tem outro output do radar que mostra o vento também (o chamado modo Doppler em que se estima a direcção e intensidade do vento pelo movimento das partículas), e nesse modo por vezes é possível detectar a presença dum mesociclone, mas nunca a dum Tornado, que é uma coisa demasiado pequena para ser detectável/visível em radar. Por vezes há células cuja reflectividade (da chuva/granizo) tem determinada configuração que leva a suspeitar da presença dum mesociclone, mas agora não vale a pena alongar-me sobre isso.

Não, nada disso. Mostra precipitação apenas. Os tornados não se vêm em radar (só em casos muito extremos é que se pode ver a nuvem de detritos a reflectir). O produto de radar a que temos acesso é apenas da reflectividade, da chuva (ou granizo), é isso que vês na imagem. O IM tem outro output do radar que mostra o vento também (o chamado modo Doppler em que se estima a direcção e intensidade do vento pelo movimento das partículas), e nesse modo por vezes é possível detectar a presença dum mesociclone, mas nunca a dum Tornado, que é uma coisa demasiado pequena para ser detectável/visível em radar. Por vezes há células cuja reflectividade (da chuva/granizo) tem determinada configuração que leva a suspeitar da presença dum mesociclone, mas agora não vale a pena alongar-me sobre isso.

Claramente tenho que ir estudar melhor isto:D. A sua explicação detalhada põe a um canto o que eu pensava do funcionamento do radar meteorológico. Sempre a aprender neste fórum espectacular. Obrigado

Manhã bem chuvosa por Oeiras,sempre com chuva fraca a moderada! Já acumula 5 mm :rain::rain:

Excelente início de Maio. Com a precipitação de Hoje Oeiras ficará perto dos 40 mm neste mês,na média aproximadamente.

Dia chuvoso este,sem ser com aguaceiros,mas sim chuva constante.Maravilha :D:D

Bom dia!

Confesso-me surpreendido pelo valor que actualmente tenho acumulado. Desde cerca das 4h, já caíram 15,2 mm! :rain:

De momento continua a chover moderadamente, com 15,2ºC e 88% de humidade.

13,0 km/h de SO (225º) e 1017 hPa de pressão.

Chove sensivelmente desde as 7h sem interrupções, entre o fraco e moderado, com vento fraco a moderado a acompanhar.

Sigo com 17,3ºC.