Está a chover bem aqui em Lisboa (Marquês de Pombal). Não tem parado de cair mas de vez que quando vem cada carga. Todavia, não está frio.
Está óptimo para almoçar dentro do escritório e poupar dinheirinho para o fim-de-semana de praia que se avizinha
O GFS, e mesmo o ECMWF costumam substimar muito a intensidade destas plumas dear tropical...geralmente colocam pontos de orvalho e temperaturas á superficie inferiores ás reais, pelo que normalmente reduzem a instabilidade e a quantidade de agua precipitavel.
É um valor muito importante, 30 a 50mm, mas os modelos podiam ter acertado melhor nos totais...20-25mm pareciam-me razoavies
O que se passa é que massas de ar assim tão ricas em agua, teem niveis de condensação baixos e rapidamente precipitam bastando para isso pequenas elevações ou pequenos movimentos turbulentos verticais
Dia bastante chuvoso em ambas as margens do Tejo, com inerentes problemas no trânsito (passar a ponte 25 de Abril no sentido Norte Sul hoje de manhã demorou quase uma hora...). Choveu quase sem parar até perto das 14:00.
Agora pelo Monte de Caparica abate-se nevoeiro densissimo. Mal consigo ver um poste de iluminação a 25 metros da minha janela.
Valores que só foram atingidos nessas quantias na região de Lisboa/litoral centro. No resto do país pouco tem estado a chover, e já não deverá chover muito mais. A imagem de radar o confirma.
Por aqui fiquei-me pelos 29,8 mm.
De momento 16,2ºC, 99% de humidade e vento fraco de SW.
Caneças acumulou 36mm. E vai já este mês com 61,2mm.
Acho que ninguém estava à espera de tamanho acumulado.
De qualquer forma tudo se resumiu à "grande Lisboa". Mas nem toda. Cais Sodré acumulou apenas 7mm.
Panorama das estações amadoras:
Assim por alto, a EMA da G.Coutinho e o Geofísico vão respectivamente com 30 e 27mm.