Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
não esperava aguaceiro tão perto desta zona

:thumbsup:Bem apanhado o aguaceiro e respectivo adorno! Mas pergunto se esse aguaceiro terá mesmo chegado ao solo? Pingou mesmo aí na Fajarda ou viu-se molhado o chão em algum sítio? Parece que o arco-íris está apenas a meia altura, a chuva poderá portanto ser virga. No entanto é interessante que o meteogalicia já tivesse contemplado a possibilidade de precipitação para hoje nessa zona.

A foto foi tirada mesmo por volta das 20h ou antes?
 
:thumbsup:Bem apanhado o aguaceiro e respectivo adorno! Mas pergunto se esse aguaceiro terá mesmo chegado ao solo? Pingou mesmo aí na Fajarda ou viu-se molhado o chão em algum sítio? Parece que o arco-íris está apenas a meia altura, a chuva poderá portanto ser virga. No entanto é interessante que o meteogalicia já tivesse contemplado a possibilidade de precipitação para hoje nessa zona.

A foto foi tirada mesmo por volta das 20h ou antes?

a foto foi tirada às 19h41min, e onde estava, não caiu nem 1 pingo, mas não estava debaixo do aguaceiro, o meteogalicia estava assim:

347wj6x.png


pode ser que amanhã acerte de novo, mas se formos ver o gfs não dá nada
 
:intrigante: eu acho que as visões começaram antes :D, onde é que tu viste previsão de eventuais aguaceiros?

A última foto é fascinante, espero nunca ver esta paisagem desfigurada!

Quanto ao céu, já é verão, os calendários que se adaptem... Mas há verões com surpresas!

:thumbsup:Grande volta, de fazer sonhar, como há sempre largos horizontes neste pequeno território.

Pois foi um lapso de escrita ( e do adiantar da hora :lol: e do cansaço ) este Português já lá não vai com acordos ortográficos hehe, pois queria referir-me ás saídas de sonho para o dia 23 que se tinham publicado, claro que em termos de previsão não davam nada, excepto para Domingo que até acertaram em alguma regiões,

podemos "agradecer" a crise por ainda estar assim, pois o assalto já começou :(:mad:, basta ver Tróia para baixo, "casinhas" mesmo a beira do mar, ka bom, é mais um motivo para fazer um registo, mas com a D-SLR e com tempo e perninhas para fazer algum TT pelos areais o que vale é que o jipe permite-me chegar perto dos locais, se não seriam alguns km´s a pé pela areia,

obrigado, e podes crer :).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
E a habitual volta a pé, novamente, pois pensava que Volvo ocean race tinha começado, e com as respectivas restrições de transito em Algés, mas não :facepalm:, ainda por cima fiz mais uns km´s adicionais para ir ver, ou seja totalizei quase 22 km,

algum calor e até esperava tempo mais fresco, ameaças longínquas :lol:, inicialmente pouco vento, praias cheias e transito com fartura na direcção de Lisboa,

as "ameaças" lá ao longe,

18056006882_634bf23560_o.jpg
17871427788_c05be0d68c_o.jpg


chegado ao porto de recreio de Oeiras, o vento a mostrar o ar da sua graça, mas a temperatura nem por isso desceu,

17436746674_46c3238cd7_o.jpg


"picar o ponto" em Carcavelos,

17871653980_0b74d70c78_o.jpg


de regresso, para lá de Lisboa esteve sempre aquele "manto" de nuvens durante quase toda a volta, ora mais organizadas, ora menos,

17436746204_e9a572501c_o.jpg


e a chegar ao meu destino, Cruz Quebrada, com quase 22 km e 4 horas de andamento com as necessárias paragens para a foto ( são sempre mais do que as que publico ) e outras coisas,

18059343585_a7ab12cdd9_o.jpg
 
as "ameaças" lá ao longe,

:thumbsup: sempre em forma e com as observações essenciais!
Apanhaste ali nas duas primeiras fotos as células do Alentejo, consegues indicar mais ou menos a hora a que foram tiradas? Queria ver exactamente que células são, parece-me que é a célula de Beja que não consegui apanhar, mas teria sido mais tarde logo não deve ser.
Santo Amaro e doca de Oeiras são um bom ponto de observação, com o enfiamento do estuário do Tejo e horizonte larguíssimo, ficaram mesmo boas essas fotos.
Carcavelos estava com aspecto bem espezinhado :lol: , pudera teve um fim de semana de enchente de gente!
O mar estava com uma suavidade notável, então ali na Cruz Quebrada parece um lago.
 
Bastante mais húmido hoje, 16,5ºC e 74% estáveis há várias horas sem variação relacionada com o nascer do sol. Mínima de 15,6ºC pouco antes do nascer mas a humidade foi mais elevada antes das 4h, 78%.
Neblina e muita bruma do lado de terra, nuvens sobre o Alentejo, sem se conseguir distinguir o que são, estão muito longe mas parecem uma massa compacta. Na imagem de satélite das 7h correspondem àquelas mais perto, logo a sueste de Setúbal:
oTvbOaX.jpg

Parece haver já ali alguns cumulus congestus embebidos numa massa de nuvens estratificadas, altostratus talvez.
A banda de nevoeiro a rodear ao largo de Cascais não é visível daqui devido à neblina mas o horizonte até parecia bem definido.

Vento nulo. Mar espelho como ontem, ainda tenho que mostrar umas fotos. Amanhecer como as andorinhas gostam, sem vento para poderem apanhar no ar os insectos em voos acrobáticos dificilimos de seguir. Só em video se consegue apreciar. Também vou ver se coloco aqui alguns porque vale a pena, são às dezenas e com teleobjectiva a comprimir a perspectiva ainda aparecem mais. Há várias espécies, as mais velozes são os andorinhões.

Na run das 12h de ontem o AROME coloca um aguaceiro de 2mm em Setúbal hoje entre as 13h e as 16h; o GFS não coloca qualquer precipitação a não ser no Algarve, mas como ontem falhou e até nem foi no Algarve que houve os eventos de realce, já não espero nada desse modelo para hoje.
zAo2fKa.gif


Recordo como foi produtivo o dia de ontem em células de trovoada no Baixo Alentejo, sem que estivessem previstas oficialmente a não ser em cima do acontecimento (excepto pelo Stormy que já tinha atempadamente com 24 horas de antecedência posto o aviso amarelo para células pontualmente severas).
Sem tocar na região litoral centro, elas foram visíveis daqui e o quadro final de descargas foi este:
ppQCRiJ.gif


Chamo a atenção para a trovoada do fim do dia na zona de Barrancos, infelizmente sem observadores que reportassem, mas deve ter sido notável pois ocorreu já depois do pôr-do-sol.
 
Última edição:
Se não estou em erro, o solo arenoso arrefece muito rápido, o que constribui para fortalecer a inversão.

Exacto, existem 2 zonas onde esse factor contribui para a inversão, falo da Quinta do Conde/ ribeira de Coina e Pegões.
A própria arriba fossil, junto a estação de Almada(Praia da Rainha), composta por arenito e areia, pode muito bem potenciar a inversão.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR e Joaopaulo