StormRic
Furacão
Ora como me parecia que o dia iria estar interessante para os lados da Sintra e arredores e como já tinha algumas saudades da zona
espectacular reportagem! Acho mesmo que é uma estreia, corrijam-me se estiver errado, o registo, com dispositivo próprio, do vento na Peninha! Beaufort 11, 105 Km/h e aguentaste-te! !
Fotos excelentes! Mas há aqui duas fotos que eu tenho de realçar pela composição e impacto invulgares, as que têm as legendas:
outra vista do "fim do mundo",
captaste a força telúrica da fábrica do vento, estão como disseste, "do outro mundo".junto ao Raso, onde registei 39,4 km/h
Penso que não deves ter dúvidas desse registo de 105,9 Km/h no varandim oriental da Peninha, é o resultado do contornar do maciço rochoso e da capela pelo vento. Também da última vez fiquei surpreendido pelo aumento naquele local específico do santuário (fui atirado ao chão, literalmente). Tenho mesmo que arranjar um anemómetro como esse, acho que será muito interessante traçarmos o perfil da força do vento ao longo da crista da serra, e com algum pormenor mais na zona da Peninha. Também estabelecer as diferenças entre as zonas arborizadas e as clareiras que têm sido abertas, nomeadamente na zona das Pedras Irmãs e Urquinha.
Aquela primeira foto é a do memorial pelos 25 militares mortos no grande incêndio de Setembro de 1966, que eu testemunhei em criança, desde uma casa em Galamares.
A foto nas Azenhas do Mar é invulgar, um retrato muito bom das condições.
isto é grande dedicação à meteoloucura, salvaguardando a integridade física, claro, faço minhas as palavras do jonas_87!