E já não devem faltar muitos anos para ser considerada deserto se em espanha já consideram alguns locais na andaluziaJá sabemos as localidades que se vão tornar desertos!
Relâmpagos visíveis para Este!
A máquina decidiu desfocar um dos raios e o resultado é péssimo, no entanto dá para terem uma ideia:
A máquina decidiu desfocar um dos raios e o resultado é péssimo, no entanto dá para terem uma ideia:
Ao final da tarde presenciei a forte nortada no Guincho, registei às 19:30 17,7ºC junto ao Raso, cheguei a Cascais a temperatura bateu nos 25ºC.
estava a ver que hoje ficávamos sem ver ao menos uma luzinha! Bem apanhado!
Ainda fui ao molhe da marina de Oeiras, por descargo de consciência, mas nada. A distância é muito grande e havia muita bruma e neblina no enfiamento do Tejo. Tenho a impressão de ter visto de relance uma iluminação ténue das nuvens mas mais nada.
Consegues ver exactamente a hora e minuto desse registo?
off-topic: dica, para fotografar raios foca sempre em manual .
Se calhar vê-se melhor se extraíres uma frame do vídeo.
Já não é a primeira vez que a máquina desfoca a imagem por uns segundos e depois volta ao normal. Neste caso aconteceu nos segundos mais importantes do vídeo original, com mais de 5 minutos. E para ajudar à festa fiz zoom. Terá a ver por não estar em tripé? Da próxima já sei Não tirei fotografias (ou pelo menos tentar) porque a trovoada estava relativamente longe.Vendo o vídeo em HD720, full screen e velocidade 0,25, identifica-se todos os momentos da descarga. Tens aí uma data de frames que podes extraír. A descarga começa por ser vertical terra-nuvem e depois há um ramo que percorre a base da nuvem para a esquerda, com intermitência, no fim ainda tem um último reacendimento.
Para completar, foto do Guincho.