Seguimento Litoral Centro - Março 2018

Eu vinha na A8... Foi mesmo atrás de mim!
O carro pareceu tremer. Nunca me tinha acontecido e cresci com as trovoadas fortíssimas que havia em Peniche na década de 70.
Confesso que foi um susto, no meio de uma A8 deserta.

Acredito,faço ideia o susto.
No próximo 9 de Março, faz 5 anos que assisti a maior trovoada na minha vida numa aldeia a norte de Mafra, ali perto do Sobral da Abelheira conforme aparece no mapa. Foram 3 descargas de -247 kAmp -229 kAmp -169 kAmp seguidas foi algo incrível que vou aguardar para sempre na memoria atmosférica. Desse momento comecei a seguir com maior atenção os valores das DEA.
Ha 2 dias atras houve uma de +355 kAmp, valor raro.
Em termos absolutos esta deve ser das mais potentes registadas por cá.

Bom dia
1.7°C e carro gelado.... mesmo gelo
5aefc46c321463ca80678584ee6cb72a.jpg

Boas,
Por aqui uma noite algo fresca.
O céu hoje pela manhã estava limpo, agora já se encontra nublado.
Veremos se chove algo de jeito porque por aqui a chuva tem sido muito muito pouca e
a não ser muito pontualmente não se dá sequer pelas chuvas previstas

Boa tarde. Interessante configuração das nuvens em torno do núcleo depressionário e a distribuição dos ecos de radar:

GSGE0lV.jpg

YBlGrVA.jpg

Repare-se na altitude dos ecos correspondentes aos dois níveis de azul. Tal como ontem, uma grande extensão destes ecos não correspondia a precipitação no solo. A chuva ainda demorará entre uma e duas horas a chegar.
6pRQqxK.jpg

A situação sinóptica das 6h:
DjR5Ne0.gif

O céu está encoberto por cirrostratus espessos descendo gradualmente o tecto de nuvens para altostratus.

Última edição: