Seguimento Litoral Centro - Março 2018

Céu interessante, na periferia da célula, Pontevel:
3915b005dab1098bb2dfc6fe8bbd6909.jpg
6a5778b4a668cc7b8284cf82e0f1886f.jpg

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Boas!
Como sábado é dia de passeio, lá resolvemos passear por Belém. :D
Mal cheguei, olhei para norte e lá estava uma bela célula a desenvolver-se rapidamente.
Imagem de radar:
ZqDKjS1.jpg

Foto:
30xokyj.jpg

Mais tarde, o céu começou a fechar e o vento a aumentar de intensidade, tanto que já custava equilibrar-me na rua com algumas rajadas fortes. (Deviam ter visto a minha figura :D). Passámos pela Lx Factory e eis que me deparo com este cenário espetacular. Fiquei boquiaberto! Foi a primeira vez que vi uns mammatus tão bem definidos.
Ficam as fotos:
5atVZFB.jpg

RzGUV8J.jpg

uzwEncF.jpg

gaxotKv.jpg

(Fotos tiradas pelo telemóvel, portanto a qualidade é razoável)
Não apanhei chuva e muito menos trovoada, mas valeu a pena pelos mammatus. :D
Agora por Carnaxide, a noite segue calminha mas sente-se por vezes umas rajadas mais fortes.

Boas!
Como sábado é dia de passeio, lá resolvemos passear por Belém. :D
Mal cheguei, olhei para norte e lá estava uma bela célula a desenvolver-se rapidamente.
Imagem de radar:
ZqDKjS1.jpg

Foto:
30xokyj.jpg

Mais tarde, o céu começou a fechar e o vento a aumentar de intensidade, tanto que já custava equilibrar-me na rua com algumas rajadas fortes. (Deviam ter visto a minha figura :D). Passámos pela Lx Factory e eis que me deparo com este cenário espetacular. Fiquei boquiaberto! Foi a primeira vez que vi uns mammatus tão bem definidos.
Ficam as fotos:
5atVZFB.jpg

RzGUV8J.jpg

uzwEncF.jpg

gaxotKv.jpg

Não apanhei chuva e muito menos trovoada, mas valeu a pena pelos mammatus. :D
Agora por Carnaxide, a noite segue calminha mas sente-se por vezes umas rajadas mais fortes.

Belíssimas fotos do mammatus!
Muito fixes!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A Félix aproxima-se da Galiza. O contraste das massas de ar é notável. Logo atrás da linha de instabilidade que acabou de passar, note-se a estreita faixa de subsidência de ar estratosférico (laranja/vermelho) que limpou o céu quase totalmente a seguir à referida linha:

VkIFZNm.jpg

A análise sinóptica das 18h, mais próxima da hora daquela imagem, assinala a espiral da oclusão enrolada em torno do centro 969 hPa (valor de pressão pouco frequente a esta distância do litoral oeste da península) e uma nova linha de instabilidade que precede a chegada da oclusão ao litoral norte. Não sei dizer o que atingirá o litoral centro, a última linha atingiu com mais intensidade a região do Alentejo. O Oeste foi relativamente poupado.

OoKUspy.gif

F7zG5rt.jpg