Mais um dia agradável de Primavera, mas notou-se bem que esteve mais quente do que ontem, apesar de correr uma brisa suave de N à tarde.
Durante o inicio da tarde ainda surgiram alguns "farrapitos" no céu, mas rapidamente se dissiparam.
Tal como já tinha sido mencionado por outros membros, as visibilidades tem sido excelentes devido à baixa humidade. Hoje, por exemplo, consegui avistar a Serra de Aire/Candeeiros a olho nu desde a praia de Alcochete, algo raro de se avistar nesta zona...
Não sei que tipo de solos tem essa zona, mas se forem calcáreos, isso é muito positivo.
Relativamente aos insetos, aqui junto a Óbidos têm aparecido vários e em enorme quantidade (por acaso mosquitos, nem por isso) e são em tal número, que durante boa parte do dia, no exterior, ouve-se um som constante ( provocado pelos vários milhares de asas).
Hoje por aqui (Óbidos) foi mais um dia de céu quase limpo, com temperaturas amenas, e uma noite húmida, com orvalho.
Boa noite,
Mais um dia de céu limpo, com temperaturas um pouco mais quentes do que ontem. Já se notam algumas poeiras do deserto no ar.
Dados do dia de hoje:
Charneca da Caparica
Máx: 21,8ºC
Mín: 7,3ºC
Rajada máxima: 28 km/h NNE
Corroios
Máx: 22,0ºC
Mín: 9,5ºC
Agora estão 13,4ºC e céu limpo. Nos próximos dias a temperatura deverá aumentar e o vento de sudeste apenas piorará a situação de stresse térmico que já se nota por aí. No entanto, há (alguma) esperança que venha a tão esperada chuva para o meio da próxima semana. O GFS prevê 14 mm, enquanto que o ECMWF prevê 2 mm. Veremos o que acontece.
A colina de Monsanto foi, em tempos, um cume de um vulcão. Por isso, o solo debaixo de Monsanto é essencialmente basáltico, mas também tem uma zona de calcário, embora menor.
Mais uma manhã iguais a tantas outras, com sol, e vento fraco.
Enquanto o GFS anda a "brincar" no tira e mete precipitação, esta manhã, já tive de regar o pomar, pois as árvores em floração, e com o solo já bastante seco, principalmente á superficie, só faz com que as plantas fiquem mais em stress.
A zona centro a 18 Março ainda tinha uma boa percentagem de água no solo... Entre 41 a 60%.
A zona do Baixo Alentejo e Algarve já tem valores abaixo dos 20% em alguns locais o que é muitíssimo pouco para a altura do ano.
É este vendaval e temperaturas mais elevadas que teremos nos próximos dias ... Vai fazer Com que essa percentagem desça ainda mais.
Nova máxima anual alcançada, que também é um novo record para Março na minha estação. Nos próximos dias deverá ser constantemente batida...
De resto, foi mais do mesmo: sol, vento fraco de NE/E e alguma nebulosidade convectiva a surgir de SE durante a tarde.