Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Largo da Ajuda

3 exemplares perdidos...

IMG_20250320_091059.webp

IMG_20250320_091145.webp

Na regiao centro e Lisboa parece-me ter sido muito pior que qualquer tempestade deste seculo pelo menos. Os meus pais nao se lembram de algo assim onde moram. Um pequeno telhado que tem desapareceu por completo! Parte da chamine voou. E uma estrutura em ferro que tem ficou vergada! É verdade que com o tempo, as coisas perdem forca, mas estas estruturas ja existem la em casa ha mais 20 anos.

No terminal dos barcos no Barreiro e em especial no parque de estacionamento do pingo doce.

Martinho.webp

Vário vidros partidos das paragens dos autocarros.

Martinho4.webp

Em relação ao vento chegou aos 58km e a rajada máxima foi de 68km.
#Martinho

Última edição:
Bom dia. Realmente o vento foi assustador, ventos médios elevados e por períodos longos, com rajadas fortíssimas. Que me lembre deve ter sido a tempestade mais forte, relativamente ao vento, que assisti.
Daqui a bocado vou a Setúbal a uma consulta e devo ver os estragos.
A luz só voltou às 2h30m.

Aventura para chegar hoje ao trabalho. Muitas árvores caídas, algumas arrancadas pela raiz, outras partidas junto à base, mostrando a força do vento. Painéis publicitários de grandes dimensões retorcidos e caídos e dezenas de árvores caídas no percurso entre o alto concelho de Alenquer e Sintra. Algumas estradas cortadas pela GNR para limpeza. Pior, na minhas lembranças, só a ciclogénese explosiva de 23/12/2009.

Aqui pela Ajuda/Monsanto foi uma noite do demónio. Já vários aqui mencionaram a tempestade Gong e ontem à noite foi o que me lembrei imediatamente também. O barulho do vento nesta Martinho só é realmente comparável à Gong, do que me lembro. Única diferença, se a memória não me falha, é que a Gong foi em Janeiro.

Esta manhã o Monsanto está impossível, num trajeto de cerca de 6km contei pelo menos 3 estradas cortadas, mais de 10 árvores caídas e 2 fios elétricos danificados. Algumas fotos em baixo.

25032025_1.webp
25032025_2.webp
25032025_3.webp

Largo da Ajuda

3 exemplares perdidos...

Ver anexo 20955
Ver anexo 20956
Pobres ciprestes.

Acumulado até ao momento 8.31 mm, veremos o que rende hoje o dia no que toca à precipitação.

Em termos de vento foi insano aqui, numa breve ida à janela, por volta da 01h o cenário era medonho, lixo espalhado, árvores quase na horizontal, mas o mais impressionante era o ruído de fundo, ao longe ouvia-se o barulho de estruturas metálicas e objectos, possivelmente a destruição dos mesmos.

Neste momento tudo tranquilo, períodos de céu muito nublado, 15.7ºC, vento moderado com rajadas de sul.

Aqui pela Ajuda/Monsanto foi uma noite do demónio. Já vários aqui mencionaram a tempestade Gong e ontem à noite foi o que me lembrei imediatamente também. O barulho do vento nesta Martinho só é realmente comparável à Gong, do que me lembro. Única diferença, se a memória não me falha, é que a Gong foi em Janeiro.

Esta manhã o Monsanto está impossível, num trajeto de cerca de 6km contei pelo menos 3 estradas cortadas, mais de 10 árvores caídas e 2 fios elétricos danificados. Algumas fotos em baixo.

Ver anexo 20962 Ver anexo 20963 Ver anexo 20965
A tempestade Gong foi em Janeiro.

Nem Leslie provocou tantos danos, isto na AML, a tempestade teve maior impacto mais a norte, sobretudo na Figueira da Foz.

Boas
Alguns estragos por Setúbal mas os normais ,árvores, placares e coberturas de edifícios. Esta tempestade de vento mas não de chuva certamente segundo a minha estação está no top 2 dos últimos 15 anos. Rajada máxima aqui 93km/h pelas 01:15h.
A sorte foi se de noite e madrugada caso fosse de dia teria sido bem pior as notícias hoje, mais uma vez foi de madrugada como mais de 90% das vezes este tipo de eventos.

A manhã segue calma, mas de tarde vai voltar a chover.

Última edição:
Galhos alguns importantes caídos por aqui, vento intenso. Media tempestade na minha classificação :) Não se compara nem de perto ao Gong de 2013 (essa com vento Norte), aí foram mais de 24 horas de vento intenso continuamente, tive uma árvore que só caiu ás 16 horas do dia seguinte, pelo constante do vento. Ou seja nesta altura ainda não teria caído...

Última edição: